O dia está recheado de programações para a criançada curtir o Dia das Crianças. O Parque das Mangabeiras, por exemplo, localizado na região Centro-Sul de BH, recebe famílias com espetáculos musicais, teatro, circo, DJs, oficinas e brincadeiras até às 16h. Por lá, os pequenos se divertem ao lado dos pais, que não se intimidaram com céu nublado que cobre a capital mineira neste sábado (12 de outubro). 

Rosilene Zenha, de 50 anos, veio ao evento com o marido e a filha, Larissa Gabriela, de 9 anos. A família chegou no local às 11h e mesmo com o céu nublado, ela não perderia a programação. “Mesmo ameaçando chover, a gente não perderia o evento. Eu até prefiro o tempo fresco assim, porque a gente não fica passando calor. Eu estou muito feliz de estar aqui, e poder viver a infância junto com a Larissa, que gosta muito de ser criança. Ela está bem animada para a pintura facial o brincar no pula pula”, disse ela. 

Larissa Gabriela Zenha, de 9 anos, que estava toda fantasiada com a blusa e o boné do seu personagem de desenho animado preferido, Stich, disse estar empolgada em pintar o rosto com a mesma temática. “Eu estou muito feliz de estar com aqui com minha família e minha amiga Marcela (13 anos), e poder brincar e me divertir. Mas, estou muito animada em pintar meu rosto de Stich. Até fiz uma pulseira com as cores azul e branco, por causa dele (o personagem)”, contou ela. 


Larissa Gabriela, 9, não conseguiu pintar o rosto de ‘Stich’, mas escolheu um desenho com as cores do seu personagem preferido

Maria das Graças da Silva Santos, 76 anos, estava sozinha no evento, aproveitando o espetáculo musical infantil, e disse estar gostando muito do evento. “Eu tenho uma filha de 31 anos e duas netas de 1 ano e 4 meses, mas elas não puderam vir, então eu vim sozinha. E está muito bom aqui. O show está animado, o ambiente tranquilo e o tempo ameno”, disse ela. 

Carolina Heller, 39 anos, estava com os dois filhos, de 6 e 10, e com os amigos aproveitando o dia. “O evento está sendo bom para todo mundo. As crianças estão se divertindo e a gente comendo e bebendo um chopp. É a segunda vez que venho ao evento”, explicou. 

“O bom que eles gastam energia e chegam em casa exaustos e felizes. O Gustavo (6 anos), por exemplo, acabou de dizer que este foi o melhor dia das crianças da vida dele. Ele já subiu no palco, comeu, cantou, foi no pula pula, brincou com os peixinhos. Está amando”, acrescentou Carolina.

Márcia Cardoso, que fala pelo Festival do Meu Vizinho e responsável pela programação, explicou que o objetivo de toda a equipe era proporcionar um dia de arte, cultura e lazer para as famílias e promover memórias afetivas. "A nossa equipe estava preparada para proporcionar um dia especial, com ou sem chuva, para toda a família e que eles criassem nova memórias afetivas em contato com a natureza. Pensamos em uma programação que encantasse as crianças, mas que toda a família aproveitasse", disse. 

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, disse que também estava muito feliz em poder participar dessa data tão afetiva.“Para nós, é muito importante estar ao lado dos parceiros neste Dia das Crianças, cumprindo a nossa missão de transformar momentos de lazer em experiências memoráveis, proporcionando atividades de caráter lúdico e recreativo que são verdadeiras oportunidades de diversão, aprendizado e convívio social para toda família”, acrescentou. 

"Já esperamos que as famílias se apropriem de espaços públicos, como os parques, em dias como este (o dia das crianças). É importante até para a criançada sair um pouco de ambiente fechados, como apartamentos, e do contato intenso com as telas. Então, aproveitamos para incluir outras atividades para entreter todos os públicos, através da interação familiar e educativa. Pensamos em programações democráticas, com acessibilidade e gratuidade", explicou Gisele Mafra, gerente de eventos da Fundação de Parques.

Dia das Crianças também no Centro de BH 

O parque Municipal também promoveu uma programação especial para as famílias puderem comemorar a data através de oficinas artísticas e cultura.