Além do Mangabeiras, o parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte, também promoveu programações para toda a família se divertir neste sábado (12 de outubro ), em comemoração ao Dia das Crianças. O parque espera receber em torno de 15 mil pessoas durante toda a programação. Em parceria com o projeto Somos Comunidade, o parque disponibiliza para o público um espetáculo cultural, danças, oficinas e várias brincadeiras para a criançada. A entrada é totalmente gratuita e o evento vai até às 20h.
Solange Soares de Oliveira, de 54 anos e a sobrinha Luíza Gabrielli (8 anos) saíram de Montes Claros, no Norte de Minas, para passarem juntas o dia das crianças em Belo Horizonte, por terem uma relação muito próxima. Solange contou que é a primeira vez da menina na capital mineira e que ambas estavam muito felizes em comemorar o feriado no parque histórico. A criança, que estava totalmente caracterizada com muita purpurina no cabelo, acrescentou que estava empolgada com os brinquedos antigos do parque e pelas guloseimas. "Eu não sabia que o parque estava com esse evento, porque eu e Luíza somos de Montes Claros. Mas, a gente estava passando por aqui e eu aproveitei e trouxe ela para conhecer o parque. E o evento está incrível. Estamos gostando muito", disse Solange.
Manuel Vitor Ferreira da Silva, de 35 anos, também passava pela avenida Afonso Pena, quando decidiu entrar com o filho de 6 anos, João Miguel. Ele disse que gostou muito da experiência. "Muito legal toda a experiência que eu e o meu filho passamos aqui. Tanto a montagem do palco, quanto as oficinas. O João brincou muito e gostamos muito do evento", contou o pai.
A diretora de projetos da empresa Coreto Cultural, Gabriela Santoro, 50, responsável pelo Somos Comunidade contou que a apresentação do espetáculo com mais de 200 artistas, desde estudantes de artes cênicas até a artistas convidados, explora a temática do autocuidado em relação ao cuidado com o outro. O projeto também montou no parque oficinas artísticas e educativas. "O Somos Comunidade é um programa sociocultural que nasceu no aglomerado do Morro das Pedras, na região Oeste de BH, desde 2012. E, o nosso objetivo através do espetáculo é mostrar que antes de cuidar do outro e do planeta precisamos cuidar de nós. Além disso, organizamos na alameda do parque oficinas de ritmos com tambores, profissionais com vivências de circo, atividades lúdicas com material reciclável e pintura, e até oficinas de maquiagem e cabelo com profissionais formados que estão com a gente desde a fundação, lá no Morro das Pedras. É muito importante para nós conseguirmos sensibilizar o outro através da arte", contou ela.
"Já esperamos que as famílias se apropriem de espaços públicos, como os parques, em dias como este (o dia das crianças). É importante até para a criançada sair um pouco de ambiente fechados, como apartamentos, e do contato intenso com as telas. Então, aproveitamos para incluir outras atividades para entreter todos os públicos, através da interação familiar e educativa. Pensamos em programações democráticas, com acessibilidade e gratuidade, com interações culturais", explicou Gisele Mafra, gerente de eventos da Fundação de Parques.