Mesmo após chegar ao fim o forte temporal que assustou os belo-horizontinos na noite do último sábado (26 de outubro), os estragos deixados pela chuva deram muito trabalho para os motoristas que transitavam pela cidade. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a dificuldade enfrentada por quem passava pelo Anel Rodoviário, que registrou alagamentos nos dois sentidos, e, também, pela avenida Silva Lobo, que ficou com o asfalto bastante danificado.
Assista:
Vídeos mostram dificuldades enfrentadas pelos motoristas para transitar pelo Anel Rodoviário e na avenida Silva Lobo, em Belo Horizonte. As vias sofreram com alagamentos após o forte temporal que atingiu a capital mineira na noite do último sábado (26). pic.twitter.com/WO4MYuGr0h
— O Tempo (@otempo) October 27, 2024A avenida Silva Lobo está localizada na região Oeste de Belo Horizonte, onde, segundo a Defesa Civil, em duas horas, choveu mais que esperado para todo o mês de outubro.
Além dos estragos na via, a regional também teve registros de queda de muro e estruturas de residências, além de falta de luz. Um dos estragos aconteceu no bairro Estrela Dalva, na região Oeste. A reportagem recebeu vídeos de moradores mostrando a queda da grade de um apartamento, no qual os escombros ficaram espalhados após o fim da chuva. "Olha o que a água fez", diz um morador durante a gravação.
A chuva chegou até derrubar grades de proteção de prédios na região Oeste da cidade. pic.twitter.com/6t7EcS8ffZ
— O Tempo (@otempo) October 27, 2024No Buritis, também na região Oeste, na rua Consul Walter houve registro de queda de um muro. No bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste, moradores também ficaram sem energia por pelo menos duas horas.
Falta de luz
A Cemig informou que "a forte chuva, acompanhada de ventanias, descargas atmosféricas (raios) e queda de granizo, provocou diversos danos à rede elétrica e interrompeu o fornecimento para clientes em diversos pontos de Belo Horizonte". A reportagem recebeu informações de queda de energia no Padre Eustáquio e no Buritis. Em ambos os lugares, já está normalizado.
A Cemig afirmou que conta com um reforço no número de equipes que atuam normalmente no município. "A companhia esclarece que uma parte dos clientes afetados já tiveram a energia restabelecida na mesma noite e que os trabalhos vão prosseguir durante a madrugada, até que todos tenham sido atendidos, o que deve ocorrer ao longo deste domingo, dia 27", continuou por meio de nota.
Cuidados durante a chuva, segundo a Defesa Civil:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
⠀
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
⠀
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
⠀
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
⠀
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
⠀
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
⠀
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.