O temporal que caiu em Belo Horizonte na noite deste sábado (26 de outubro) causou uma erosão na avenida Silva Lobo, na região Oeste. Parte do asfalto se desprendeu, e buracos foram abertos enquanto a via era alagada. A região foi a que mais recebeu chuva. Nas últimas duas horas, o volume de água foi maior nos bairros da regional Oeste que o esperado para todo o mês de outubro. 

Segundo o monitoramento da Defesa Civil, os bairros da região foram atingidos por 115,2 mm de água, o que representa 104,5% do volume para o mês (110,1 mm). Os bairros da regional Oeste estão sob alerta de risco geológico, isto é, deslizamentos de terra, inundações ou erosões, como foi o caso da avenida Silva Lobo. 

Alerta

A capital está sob alerta de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento até as 8h de domingo. A previsão do órgão municipal indica um volume de água de 20 a 30 mm, considerado forte. Isso quer dizer que pode chover até 30 litros por m² na região atingida. 

Há ainda tendência para raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. A velocidade é suficiente para ocasionar cortes em energia elétrica e queda de galhos de árvores.

Cuidados durante a chuva, segundo a Defesa Civil: 

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.