O mês de novembro deve seguir a tradição de ser um dos mais chuvosos em Belo Horizonte, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A média de chuva para o mês é de 236 mm, valor superior aos 110 mm de média em outubro.
A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explicou que a estação chuvosa já se encontra estabelecida em todo o Estado de Minas Gerais e os episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se tornam mais frequentes. “Lembrando que ZCAS corresponde a uma banda de nebulosidade que atua sobre uma ampla área, mantendo condições para chuvas praticamente contínuas por dias consecutivos”, detalhou.
A previsão climática é qualitativa e a tendência é que as chuvas fiquem próximas à média na capital e variem entre normal a valores acima da média no restante do Estado. Um comunicado emitido pelo Inmet aponta para canal de umidade na região Sudeste, que pode provocar acumulados significativos em alguns Estados, inclusive em Minas Gerais, com chuva que vai de 30mm a 80mm.
A partir do dia sábado (2 de novembro), as áreas de instabilidade se intensificam, mas atuam mais no Mato Grosso do Sul e centro-oeste de São Paulo. Na região Sudeste, como um todo, o Inmet prevê recuperação dos níveis de umidade no solo, devido à previsão de chuvas mais regulares que irão favorecer o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Em relação à temperatura, a previsão é de temperatura dentro da normalidade. No Sul de Minas, a tendência é de temperatura abaixo do esperado para o mês.