A obra de alargamento do viaduto sobre a BR-356, que vai viabilizar uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia e promete desafogar o trânsito na região, já tem data para começar. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a licitação das intervenções foi homologada, e as obras têm previsão para começar até a primeira quinzena de novembro. A informação foi confirmada à reportagem de O TEMPO pelo superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, nesta quarta-feira (9 de outubro).
“São 30 dias para dar a ordem de serviço. Neste prazo, a empresa fará a assinatura do contrato, definirá o cronograma da obra e outras burocracias. A previsão é que até a primeira quinzena de novembro as obras sejam iniciadas”, afirmou o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
A obra tem previsão de conclusão em até dois anos, e faz parte do pacote de mobilidade nas proximidades do BH Shopping, no bairro Belvedere, na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, anunciados pelas duas prefeituras. Ao todo, serão quatro obras na região para alargamento de pistas e construção de viadutos, sendo duas de responsabilidade de Nova Lima e duas da administração da capital.
A intervenção anunciada pela prefeitura para começar no próximo mês visa desafogar o trânsito na interseção da MGC-356 e avenida Raja Gabaglia (Trevo BH Shopping), no bairro Belvedere. “Atualmente, o entroncamento da avenida Raja Gabaglia com a MGC-356 é composto por um trevo em dois níveis com alças e ramos, apresentando constantemente congestionamentos. O elevado volume de veículos nessa interseção tem comprometido a capacidade do atual sistema viário, por não comportar mais a demanda do tráfego. A expectativa é que com essa obra o trânsito ali já reduza bastante”, estima Castilho.
A obra consiste no alargamento do viaduto já existente, ampliando a plataforma de cinco para seis faixas de tráfego; reconstrução de barreiras de segurança em concreto; solução estrutural do alargamento do viaduto existente em uma obra independente com três vãos em vigas pré-moldadas, sendo dois extremos de 9,25 m e um central de 35,40 m; adequação das alças e ramos conectando na nova configuração da pista da Raja Gabaglia; implantação de uma nova faixa de tráfego entre o trevo e a praça Marcelo Góes Menicucci, na pista no sentido Nova Lima - Belo Horizonte, ampliando a plataforma para 3 (três) faixas de circulação.
Segundo Henrique Castilho, antes do início das obras, a prefeitura vai se reunir com representantes da Superintendência de Mobilidade (Sumob), BHTrans e do BH Shopping para explicar as intervenções necessárias no trânsito de forma reduzir impactos para os motoristas. “Teremos interrupções, mas o objetivo é que isso seja minimizado. Obra gera poeira e tráfego e precisa ter um planejamento integrado. Por isso pedimos a ajuda dos moradores para que tenham paciência sabendo que estamos fazendo para melhorar”, ressalta.
Para o empreendimento, a prefeitura vai investir R$ 16,1 milhões, provenientes do Recursos Ordinários do Tesouro (ROT). A empresa vencedora da licitação terá o prazo de execução de 720 dias contados da data de emissão da Ordem de Serviço.
Segunda obra
Belo Horizonte também será responsável pela implantação de viaduto para viabilizar o acesso direto do fluxo de veículos procedente da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) para a MG-030 (sentido Belo Horizonte – Nova Lima), sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/avenida Raja Gabaglia. A intervenção, no entanto, está em fase de projeto executivo e a licitação deve ser publicada em novembro. Após a escolha da empresa e publicada a Ordem de Serviço, a construtora terá prazo de 18 meses para concluir o projeto.
Obras em Nova Lima
A primeira das obras, de responsabilidade da prefeitura de Nova Lima, tinha previsão de início em junho deste ano e seria a construção de um viaduto em formato de “ferradura” para a ligação da MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro, com faixa adicional na BR-356. No entanto, o projeto foi barrado por irregularidades.
O projeto determinava intervenções na área interna da Estação Ecológica do Cercadinho - Unidade de Conservação do Estado. A falha foi identificada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que barrou as obras. O instituto também determinou que a prefeitura apresentasse novo processo, contendo as coordenadas das intervenções que planeja realizar para implantação da alça viária, para que o instituto possa verificar a interferência na Unidade de Conservação.
Em nota, a prefeitura de Nova Lima informou que o projeto do viaduto em formato de ferradura foi ajustado conforme as exigências e já conta com a aprovação do Instituto Estadual de Florestas (IEF). No momento, o projeto aguarda a liberação por parte do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o que deve ocorrer nos próximos dias.
"Para acelerar os trabalhos, as tratativas com os órgãos competentes já estão em andamento, visando à conclusão dos processos de aprovação e à transferência de titularidade do empreendimento. Após essas aprovações, incluindo a autorização do Ministério Público, as obras poderão ser iniciadas, com previsão para o início ainda em 2024", garantiu.
A Prefeitura ressaltou ainda seu "compromisso de priorizar a agilidade dos trâmites, visando à rápida execução do projeto".