Mobilidade

Obras no Belvedere vão tirar 2.500 carros da divisa de BH com Nova Lima por dia

A previsão é que as intervenções sejam concluídas em até dois anos e meio

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 04 de março de 2024 | 13:48
 
 
 
normal

Obras de mobilidade nas proximidades do BH Shopping, no bairro Belvedere, na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, prometem desafogar o trânsito no local e reduzir em 17% o fluxo de veículos que passam pelo local diariamente - a previsão é que cerca de 2.500 veículos deixem de passar pelo local. O pacote de obras foi anunciado pelas prefeituras da capital e de Nova Lima, nesta segunda-feira (4). A previsão é que as intervenções sejam concluídas em até dois anos e meio.

“É um pacote de obras para trazer mobilidade e qualidade de vida para as pessoas que aqui transitam. Tem impacto a médio e longo prazo para solucionar de maneira definitiva isso”, garantiu o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania). “São obras que vão permitir e aliviar o trânsito na região do Belvedere. Obras que vamos começar ainda neste ano. O trânsito aqui hoje é uma dificuldade. Com essas obras se espera criar mais vias, alargar as ruas para tirar cerca de 15 a 17% dos carros que passam por aqui”, completou o prefeito de BH, Fuad Noman. 

A MG-030, entre Belo Horizonte e Nova Lima, recebe um fluxo diário de aproximadamente 15 mil veículos, a maioria (12 mil) carros de passeio, 2 mil motos e o restante divididos entre caminhões e veículos de médio porte. Ao todo, serão quatro obras na região para alargamento de pistas e construção de viadutos. A primeira delas será a construção de um viaduto em formato de “ferradura” para a ligação da MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro, com faixa adicional na BR-356. A intervenção será de responsabilidade da prefeitura de Nova Lima. A previsão é que as obras sejam iniciadas em até 90 dias.

“A questão da mobilidade é um dos maiores desafios, são famílias que perdem horas no trânsito para acessar educação, trabalho e saúde. Nova Lima está investindo 100 milhões de reais nessas obras (duas) para termos um complexo viário com a conclusão dessas obras”, disse João Marcelo Dieguez.

Já a Prefeitura de Belo Horizonte fará o alargamento do viaduto sobre a BR-356, viabilizando uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia. Além disso, estão previstos ajuste dos encaixes das alças existentes. A previsão é que as obras tenham início até agosto deste ano e sejam concluídas até agosto de 2025. “Em BH o alargamento do viaduto nós deveremos lançar o edital de obras daqui a dois meses para começar essa obra. Também vamos investir cerca de R$ 100 milhões nas intervenções”, explicou Fuad Noman. 

Belo Horizonte também será responsável pela implantação de viaduto para viabilizar o acesso direto do fluxo de veículos procedente da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) para a MG-030 (sentido Belo Horizonte – Nova Lima), sem a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/avenida Raja Gabaglia. A intervenção, no entanto, está em fase de projeto e não há previsão para início das obras. “O projeto e a licitação ainda estão em desenvolvimento. A previsão é que o conjunto de obras fique pronto daqui a até dois anos”, estimou o prefeito da capital. 

A quarta obra prevista no pacote será executada por Nova Lima, que vai fazer o alargamento da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima, e adequar a largura do vão do pontilhão da linha férrea.

Ao todo, as obras vão custar cerca de R$200 milhões - metade para cada prefeitura. Na parte de Nova Lima, a prefeitura explica que os recursos são de “contrapartidas urbanísticas”. “Serão R$ 60 milhões para a ‘ferradura’ e R$40 milhões para o alargamento do viaduto. Esses recursos serão provenientes de contrapartidas urbanísticas em que, junto com o grupo montado pelo Ministério Público (PMMG), pactuamos que esse empreendimento se destine através do fundo do MP e também de um decreto municipal que estabelece regras claras de contrapartida, que serão destinadas a essas obras”, detalhou o prefeito. 

Já em BH, o prefeito afirma que o aporte para as obras estão previstos no orçamento da administração municipal.“Os recursos são do orçamento da prefeitura e de uma parte de empréstimo que conseguimos no passado em âmbito nacional”, detalhou.

Obras são esperadas há 40 anos 

Segundo o Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, o início das obras põe fim a uma espera de mais de 40 anos. Ele criticou os problemas de mobilidade enfrentados diariamente por quem trafega pelo local. “Essas obras vêm trazer mobilidade e mais vida para BH. Não é viável que as pessoas passem mais de uma hora para fazer um trecho de 500 metros. Nós temos motivos para comemorar”, disse.

O procurador ainda detalhou que o Ministério Público de Minas foi responsável por mediar as tratativas para as obras, através da criação de um grupo de trabalho. “O MP faz parte dessas soluções, algumas medidas adotadas vão ser revestidas nessas obras. Essas duas iniciativas trarão para essa região maior qualidade de vida para a população. Também colocamos na mesa todos os atores, os projetos foram sendo apresentados e, agora, concretizadas as iniciativas adotadas. Em breve teremos outras novidades que trarão bem estar, beleza para região numa construção conjunta da União, do governo de Minas e dos ministérios públicos estadual e federal”, garantiu.

Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB), José Eugênio Monteiro de Castro AMBB, comemora as obras que prometem beneficiar o trânsito na região há longo prazo. “É um problema sério que enfrentamos há anos. Se eu saio de casa às 8h para chegar no meu escritório seria 20 minutos, hoje eu gasto uma hora a uma hora e meia”, detalha. 

Questionado sobre os impactos das obras no trânsito, José Eugênio avalia que são necessários para conquistar melhorias. “Os inconvenientes dos progressos têm que ser suportáveis. Serão por pouco tempo para nos dar conforto maior por no mínimo 20 anos”, disse. 

O prefeito de Nova Lima garantiu que as prefeituras trabalham para minimizar os impactos. “Nas obras existe um planejamento realizado pelas equipes técnicas de cada prefeitura para que os transtornos sejam os menores possíveis. É claro que toda obra acomete transtornos no dia a dia do cidadão e vamos buscas para que sejam os menores possíveis”, finalizou.

Fluxo deve aumentar, diz especialista 

Para o especialista em segurança do trânsito Rodrigo Mendes, afirma que o projeto é positivo desde que haja um recuo e escape, que possibilite a vazão do tráfego. Ele também pontua que a obra deve levar em consideração a perspectiva de aumento de fluxo no local, com a construção de novos empreendimentos. 

"A região do Vila da Serra, Vale do Sereno e Belvedere I, II e III, é a bola da vez, e a perspectiva de crescimento do local é extremamente alta, incluindo a construção de novos hospitais, escritórios comerciais, e prédios de luxo. As obras anunciadas são de extrema necessidade, já que retira o fluxo do entorno do BH Shopping, e hoje, esse é o maior gargalo da região, mas não impede e não resolve por completo o problema do trânsito no local", avalia.

O especialista ressalta que outras obras devem ser feitas para solucionar os congestionamentos diários na região. "Ainda aguardamos ansiosamente, o avanço do projeto que liga a região do Mangabeiras ao Belvedere. Obra que seria responsável por desafogar o bairro Sion, Avenida Bandeirantes, ruas Patagônia e Haiti", pontua.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!