Cerca de 500 pessoas devem ser abordadas em uma ação de conscientização pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que será celebrado neste domingo (1), na feira do Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã e tarde deste sábado (30). Uma equipe da prefeitura local distribui preservativos, folhetos educativos e autotestes rápidos de detecção do HIV.

Paulo Henrique Belmiro, diretor do Programa ISTs/AIDS e Hepatites Virais de Contagem, explicou que o autoteste ainda é desconhecido por muita gente, mas é um método seguro de prevenção da doença causada pelo vírus HIV. "Nossa expectativa é distribuir até 120 testes até 12h30. É um teste que se faz em casa. Se houver alguma dúvida ou resultado positivo, é necessário procurar o serviço", afirmou.

O tratamento é feito nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funcionam no CAE Iria Diniz (avenida João César de Oliveira, nº 3620, 3º andar, bairro Eldorado, de 8h às 17h) e Ressaca (rua Rodrigues da Cunha, nº 480, bairro São Joaquim, de 13h às 17h), de segunda a sexta-feira. Não é preciso agendar. 

Conscientização

A atendente de telemarketing Aline Lobato, de 33 anos, elogiou a ação e lembrou sobre a importância da conscientização da população. "Prevenção é a chave. Não há outro caminho. Não só usar o preservativo, como fazer exames periódicos para a prevenção. Não é só o HIV, há outras doenças também", disse. Ela levou pra casa um autoteste.

Já o mecânico Wendel Pietro, de 18 anos, recebeu um kit com preservativos e gel lubrificante. "É importante o uso para se prevenir. Eu tenho o hábito de usar preservativo para me proteger", declarou.

Luta contra a AIDS

Atualmente, o SUS Contagem atende 3.429 pacientes em tratamento para o HIV. De acordo com a prefeitura, o tratamento, prevenção e testagem estão disponíveis na rede pública. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou os dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) nos Centros de Atendimentos Especializado (CAE) Iria Diniz e no Ressaca.   

“Ainda temos um longo caminho a ser seguido, fazer o teste que está disponível nas unidades básicas e no programa IST/ AIDS e hepatites virais de forma gratuita e rápida é uma grande ferramenta nessa luta. Quanto mais cedo se tem o diagnóstico melhor será a qualidade de vida dessa pessoa. Por isso, teste-se regularmente, use preservativo e demais métodos de prevenção”, reforçou. 

HIV e Aids

HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Ele é o causador da AIDS – sigla também em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

A AIDS, transmitida pelo HIV, ataca o sistema imunológico da pessoa, causando o enfraquecimento da defesa do organismo, deixando-o vulnerável para o aparecimento de outras doenças. 

Transmissão

O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais sem camisinha, pelo compartilhamento de objetos cortantes contaminados, transfusão de sangue contaminado e pela mãe soropositiva, sem tratamento, para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. 

Prevenção

A prevenção é feita pelo uso de preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais; ou pela Profilaxia Pré-exposição (Prep) que consiste em tomar antirretrovirais antes da exposição ao HIV; e pela Profilaxia Pós-exposição (PEP) que são os medicamentos antirretrovirais para serem tomados até 72h depois de se expor ao vírus.

No caso da Prep é preciso procurar os CTAs para orientação e encaminhamento quanto ao uso da medicação. Já a PEP é ministrada somente nas UPAs. 

Tratamento

Não existe cura para o HIV, portanto, avanços científicos permitem que a pessoa com o vírus possa ter qualidade de vida. O tratamento é oferecido no SUS, com acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização de exames.

O paciente só começa a tomar os medicamentos antirretrovirais quando os exames indicam a necessidade.  Esses remédios mantém o HIV sob controle o maior tempo possível, diminuindo a multiplicação dele no corpo, recuperando o sistema imunológico e, dessa forma, aumentando a qualidade de vida.