Após um alerta ‘assustador’ da Defesa Civil ter sido emitido neste domingo (1º de dezembro) para diversos moradores de Belo Horizonte, restaram muitas dúvidas entre aqueles que não receberam nenhuma mensagem no celular. Por que algumas pessoas foram avisadas e outras não, mesmo estando no mesmo local? É preciso fazer algum cadastro? Afinal, como funciona?

Conforme o superintendente técnico-operacional da Defesa Civil de Minas Gerais, major Mardell Alves, nem todos receberam o alerta nesse domingo pelo fato de ter sido apenas uma fase de testes. Relatórios serão feitos sobre o que deu ou não certo, para aperfeiçoar o serviço, que passará a funcionar ‘para valer’ na próxima quarta-feira (4 de dezembro). 

A partir do lançamento oficial, os alertas serão emitidos para públicos específicos: somente aqueles que estiverem em locais de risco na ocasião. Um aviso sonoro será emitido, e o telefone vai travar por alguns segundos. Um exemplo de quem vai receber são as pessoas que estão em uma região de Belo Horizonte onde haverá um grande volume de chuva de granizo em um curto período de tempo. Elas, então, devem sair do local e procurar ajuda.

“Esse é mais um passo da Defesa Civil Nacional e Estadual para a proteção da população. Esse alerta é diferente do 40199, que precisa de cadastro e que vai continuar funcionando em eventos não extremos. Mas em caso de riscos severos, todas as pessoas vão receber o alerta, cadastradas ou não”, diz Alves.

De acordo com ele, para que isso ocorra, o operador da Defesa Civil vai abrir um mapa e traçar a área sob risco. Logo depois, emite o alerta. As operadoras de telefonia, então, vão identificar a região e enviar a mensagem apenas para esse local.

A tecnologia, porém, tem algumas limitações. O alerta só é emitido para celulares com 4G ou superiores. Caso o aparelho conte apenas com 3G, o usuário receberá SMS. “De toda forma, ninguém vai ficar sem receber o aviso”, diz Alves.