A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagraram a operação Asmodeus nesta quarta-feira (4 de dezembro) com objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Ibiporã (PR) que apuram golpes aplicados em sites de relacionamento. Quatro ordens judiciais foram executadas em Montes Claros, no Norte de Minas. Conforme apurados, alguns dos suspeitos moram no município mineiro e usavam perfis falsos para atrair vítimas e, depois, extorqui-las.

Os suspeitos criavam perfis com fotos de mulheres retiradas da Internet e divulgavam um número de telefone para interessados em programas sexuais. Após o primeiro contato, eles pediam que as vítimas fizessem pagamentos antecipados. Porém, caso se recusassem a dar dinheiro, elas eram ameaçadas. A maior parte das vítimas era escolhida por ser casada.

“A chantagem consistia em ameaçar divulgar conversas comprometedoras para familiares e cônjuges das vítimas”, explica o delegado regional em Montes Claros, Bruno Rezende da Silveira, coordenador da Agência de Inteligência Policial.

Durante a operação, um suspeito de 18 anos confessou o crime. Segundo ele, várias pessoas participam do golpe, mas o jovem não forneceu nomes. Aparelhos celulares foram apreendidos e serão periciados.

A operação recebeu o nome de Asmodeus em referência ao demônio da luxúria.