Túneis, argolas de salto, rampas e mais. Essas são algumas das atrações do Parcão, que está prestes a ser inaugurado na praça da Glória, no bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O espaço, de quase mil metros quadrados, foi projetado para oferecer segurança, diversão e conforto para os cães e seus tutores.
“Criamos o Parcão para que os pets tenham um espaço de convivência e possam se integrar entre eles. Desta forma, poderão se desestressar, ter contato com a grama, ao ar livre, além de vários aparelhos que possibilitam uma vida mais saudável”, afirma o presidente da Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Conparq), Lindomar Diamantino.
O Parcão é fruto, conforme explica Diamantino, de um pedido dos moradores do Eldorado. “Em 2023, apresentamos para a comunidade, em uma plenária, o projeto de reforma da praça, e eles pediram que o Parcão fosse instalado, pois muitos tutores saíam desta região para ir até a Praça Paulo Pinheiro Chagas aproveitar o espaço de lá. Fizemos uma pesquisa, chamamos as arquitetas e montamos.”
Videopress Produtora
O presidente da Conparq destaca que a ideia é instalar outros Parcões em outras áreas da cidade. “É algo que veio para ficar, e já temos reivindicações para outros espaços”, disse.
A inauguração do Parcão estava prevista inicialmente para esta sexta-feira (6 de dezembro), mas, devido a alguns ajustes que precisam ser feitos, foi adiada para a próxima semana. Apesar disso, a técnica de enfermagem Joelma Aparecida aproveitou a visita que fez à praça neste sábado (7 de dezembro) e levou seus cães ao local destinado a eles.
“O espaço é muito bom. Eu tenho medo de brincar com meus cães na rua, pois receio que sejam atropelados. Aqui é o local próprio para eles. Meus cães são tudo em minha vida, são os meus filhos, a minha alegria”, disse a tutora.
Joelma sentiu falta apenas de um detalhe. “Está precisando de um bebedouro, ainda mais nesta época de forte calor. Tirando isso, está mais do que aprovado, e defendo que seja levado para outros bairros.”
Sobre a falta de bebedouros, Lindomar Diamantino explicou que a instalação está sendo analisada devido a questões sanitárias. Inicialmente, o Parcão funcionará das 8h às 22h.
Videopress Produtora
Regras
Para manter a segurança e o bem-estar de todos, algumas regras devem ser seguidas pelos tutores:
- Todos os cães devem estar acompanhados por um responsável maior de 18 anos;
- É obrigatório que os cães estejam vacinados, vermifugados e com controle de pulgas e carrapatos em dia;
- Tutores devem recolher as fezes de seus cães e descartá-las adequadamente;
- Raças consideradas de grande porte ou com comportamento agressivo, como pitbull, rottweiler e doberman, devem usar guia curta, enforcador e focinheira;
- Cadelas no cio e cães agressivos não devem utilizar o espaço;
- É proibida a entrada de alimentos ou rações no local.