Um concurso busca identificar qual é a maior raiz de mandioca de Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. A competição, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), reúne quatro amostras da safra de 2025. O evento será realizado durante a 51ª Expomontes, que ocorre de 2 a 13 de julho.
Conforme a organização, as raízes já foram avaliadas por uma comissão julgadora e estão expostas na Feira Regional da Agricultura Familiar de Montes Claros, no parque de exposições da cidade. Esta é a primeira edição do Concurso de Mandioca, realizado em parceria com a prefeitura e a Sociedade Rural do município. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira (11/7).
“A mandioca é um produto de alto consumo na região, mas tem sido pouco cultivado. Nossa intenção é trabalhar com os agricultores para aumentar esse cultivo. É uma cultura muito importante, principalmente aqui no Norte de Minas, onde há escassez hídrica. O concurso é uma forma de promover essa atividade”, explica o técnico da Emater-MG em Montes Claros, Antônio Dumont.
Segundo a Emater-MG, a região Norte de Minas conta com uma área de 3 mil hectares destinada à produção de mandioca de mesa, envolvendo cerca de 4,8 mil agricultores. Para este ano, a expectativa é de uma safra de 46 mil toneladas.