Todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde estão convocados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para se vacinar com dose de reforço da nova vacina monovalente contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (22 de maio).
Com isso, além de pessoas acima de 80 anos, gestantes, puérperas e imunossuprimidos também devem se imunizar: pessoas com 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Para se imunizar, é preciso ter recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos três meses. Os imunizantes estão disponíveis em todos os 152 centros de saúde da capital. Os endereços e horários de funcionamento podem ser verificados clicando aqui.
A nova vacina teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vai substituir, de maneira gradual, todos os imunizantes contra a Covid-19 que estavam sendo utilizados até então.
Crianças
As vacinas contra a Covid-19, inclusive a vacina atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5, foram adicionadas ao calendário de vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Com isso, são disponibilizadas independentemente das campanhas correntes e conforme a situação vacinal.