O Dia Mundial do Doador de Sangue será celebrado nesta sexta-feira (14 de junho), com números preocupantes em Minas Gerais. De acordo com a Fundação Hemominas, responsável por mais de 90% das demandas transfusionais do Estado, os tipos sanguíneos negativos estão 40% abaixo do ideal. Já a queda dos tipos positivos é de 27%. A situação traz um alerta para a população sobre a importância da doação. “É preciso se conscientizar de que hoje você pode ser um doador, mas amanhã pode ser quem está precisando”, diz o médico hematologista Guilherme Muzzi.

De acordo com o Hemominas, os tipos O negativo e A negativo estão em situação crítica, com queda de 40% e 50%, respectivamente. Já  os tipos O positivo (-35%), A positivo (-37%) e B negativo (-30%) estão em situação de alerta. Os tipos sanguíneos B positivo, AB positivo e AB negativo estão estáveis. Apesar de todos serem importantes, conforme o órgão, o O negativo é o mais utilizado, porém somente 6% da população brasileira tem esse tipo de sangue.

“A doação é um ato de amor. Vários pacientes precisam de sangue, como os que fazem quimioterapia ou os que sofreram algum acidente. A Organização Mundial da Saúde preconiza que a porcentagem ideal de doadores é de 1% a 3% da população. Nós estamos dentro dessa margem, mas a situação varia. Algumas vezes há mais doadores de um tipo sanguíneo do que de outros”, diz Muzzi.

Conforme o Hemominas, é importante que as doações aumentem para que se possa manter os níveis adequados de sangue, uma vez que todos os dias pessoas necessitam de transfusões nos estabelecimentos de saúde em todo o Estado.

Há estoque para atender a demanda nos próximos dias, mas conforme o órgão, “é preciso ter uma margem para atendimento caso a demanda aumente, e por isso estoques devem estar sempre em níveis seguros para garantir esse atendimento”.

Celebração

Nesta sexta-feira, a Fundação Hemominas tem uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2005, e é uma homenagem ao nascimento do imunologista austríaco que descobriu o fator Rh, Karl Landsteiner. O tema da campanha neste ano é “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado, doadores de sangue!

Veja programação

Belo Horizonte

Às 8h, a Banda do Exército fará uma apresentação musical; às 10h30, a unidade receberá a visita do Raposão e do Coelho, mascotes do Cruzeiro e do América. De 8h às 12h, haverá a cabine fotográfica para diversão dos candidatos à doação de sangue. Durante o horário de funcionamento da unidade, será oferecido um lanche especial pelos parceiros.

Betim

Haverá entrega de bombons e camisas com mensagem de conscientização sobre a doação de sangue.

Divinópolis

Será oferecido um café da manhã especial pelos parceiros; entrega de itens alusivos à doação de sangue e presentes de um parceiro. Também haverá uma palestra da Secretaria de Saúde de Divinópolis em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, em parceria com o Núcleo Ambiental da unidade, sobre animais peçonhentos (febre maculosa/picada de escorpião).

Ituiutaba

Até 14/6, a unidade realiza uma semana junina, com comidas típicas e distribuição de itens alusivos à doação de sangue.

Uberlândia

Às 8h, haverá apresentação musical de Paulo César (voz e violão) e entrega de canecas com mensagem de conscientização sobre a doação de sangue durante o funcionamento da unidade.

Passos

Haverá entrega de itens alusivos à doação de sangue e diplomas, além de lanche extra para os doadores.

Patos de Minas

A unidade será decorada para a celebração e haverá distribuição de itens alusivos à doação de sangue.

São João del-Rei

Nesta quinta (13/6), será servido um lanche especial aos doadores com distribuição de brindes.

Como agendar

As doações podem ser agendadas pelo aplicativo MGApp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Para doar sangue

As condições e restrições para doação de sangue podem ser consultadas no site da Fundação Hemominas. Entre os critérios básicos, estão:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Estar bem descansado no momento da doação
  • Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação
  • Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar
  • Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.