Por nove dias, usuários do metrô de Belo Horizonte terão de esperar quase o dobro do tempo para embarcar nos trens durante o horário de pico. Devido a obras, o intervalo entre as viagens aumentará entre a próxima sexta-feira (13 de julho) e o dia 21 de julho.
Nos horários de maior movimento, de 6h às 8h30 e de 16h30 às 19h, as composições passarão a cada 13 minutos — o habitual é 7 minutos e meio. Fora dos horários de pico, o intervalo passará de 15 para 18 minutos. No fim de semana, subirá de 15 para 20 minutos.
Além disso, os passageiros terão de fazer baldeação na Estação Central, somente no horário de pico. Para continuar a viagem, eles deverão desembarcar do trem e embarcar na via oposta.
Já na Estação Santa Efigênia, as composições circularão apenas em uma via. Por isso, os usuários devem verificar o sentido dos trens antes de embarcar.
Comunicação
Segundo o Metrô BH, empresa que administra o modal na capital mineira, haverá comunicação visual e avisos sonoros, além de funcionários, para orientar os passageiros sobre as mudanças.
Obras
Serão realizadas intervenções em 300m da linha entre as estações Central e Santa Efigênia. Conforme o Metrô BH, as obras incluem, por exemplo, a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via e da camada de pedra britada.