Uma temperatura de 25° C, céu azul e sol forte em pleno inverno fez o belo-horizontino ir para as ruas e praças neste fim de semana para aproveitar o clima com atividades de lazer ao ar livre na capital mineira.
A Praça da Liberdade, na região cidade foi um desses pontos de encontro e ficou lotada, na manhã deste domingo (7). Desde os famosos atletas de fim de semana até pessoas que buscavam uma alternativa de lazer com a família, foram várias as razões que fizeram as pessoas saírem de casa logo cedo.
Vizinha da Praça, Isis Couto, diz que tenta manter a prática de esporte o ano inteiro. Mas que o clima nesses dias de inverno com cara de verão em Belo Horizonte, tem ajudado a sai de casa cedo.
“Está com sol, mas não está muito quente. A gente fica mais animado para sair e aproveitar o dia”, conta.
Mas é preciso atenção. Depois de 79 dias sem chuvas em Belo Horizonte e região metropolitana, a umidade do ar segue baixa e é preciso tomar cuidados como a hidratação. Inclusive dos pets, que neste domingo também foram presenteados com um passeio ao ar livre. Como conta a aposentada Elaine Pires que trouxe os cachorrinhos para um passeio na praça.
“Eles também merecem aproveitar o clima. Mas eu sempre trago água para eles se hidratarem”, diz.
No domingo, a umidade do ar ficou na casa dos 40%, acima do índice de alerta da Organização Mundial da Saúde, que é de 30% mas longe do ideal, que é de 60%. E a ausência de chuvas, prevista para os próximos dias, deve provocar uma piora na situação.
Na segunda-feira (8 de julho) deve ficar na casa dos 25%, considerado nível de alerta pela OMS. Além de potencializar o risco de incêndios, o tempo seco também é prejudicial à saúde ao favorecer problemas respiratórios.
É importante ficar atento a alguns alertas da Defesa Civil:
Dê preferência a alimentos leves e frescos;
Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; e evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele.
Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas e em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).