A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) arquivou, nesta segunda-feira (8 de julho), o inquérito que apurou as causas da morte de Thaynara Braz Alves, de 28 anos, sem apontar culpados pelo óbito. A investigação foi finalizada após nenhum tipo de erro médico ter sido constatado nos procedimentos que a vítima passou momentos antes de morrer. A mulher sofreu duas paradas cardíacas no pós-operatório. "A causa da morte foi indeterminada", disse a polícia à reportagem.
O corpo de Thaynara foi retirado, sem vida, de um hospital da região da Pampulha, em Belo Horizonte, no dia 29 de maio deste ano. Ela realizou plásticas de abdômen e seios (mastopexia e abdominoplastia). A Polícia Civil afirma que reuniu diversas informações, como laudos periciais e entrevistas com a equipe médica, enfermeiros e familiares da vítima, para afirmar que não houve imprudência.
“Além disso, foi constatada a devida capacitação do médico para realização dos procedimentos cirúrgicos. Não há indícios de causa da morte por negligência, imprudência ou imperícia”, garante a instituição. As apurações foram arquivadas e encaminhadas para o Poder Judiciário. Thaynara deixou três filhas, de 1, 7 e 13 anos.
O caso
A mulher sofreu duas paradas cardíacas na manhã da quarta-feira, 29 de maio. Segundo o hospital, os procedimentos de mastopexia com prótese e abdominoplastia foram realizados na terça-feira (28), sem complicações. Também afirma que todos os protocolos médicos foram seguidos.
No dia seguinte, no pós-operatório, a mulher teve uma parada cardiorrespiratória, por volta das 5h30, e foi reanimada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado. Contudo, cerca de uma hora depois, a paciente sofreu nova parada cardíaca.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a clínica de estética está regular com alvará sanitário vigente. A última vistoria no local foi realizada no dia 15 de maio e "não foram encontradas irregularidades", informou.
O que diz a clínica?
A clínica e hospital HD Bellagio, na avenida Portugal, lamentou o falecimento da paciente "com profunda tristeza" e disse que está fornecendo apoio técnico e emocional à família. "Queremos expressar nossas sinceras condolências à família e aos amigos, os quais continuarão acolhidos pela nossa equipe", informou por meio de nota.
A administração do estabelecimento garantiu que os procedimentos foram conduzidos conforme os protocolos médicos. "Tanto o médico responsável pela cirurgia, quanto o hospital permanecerão cooperando plenamente com as autoridades competentes para esclarecer todas as circunstâncias", afirmou.