Desde às 9h desta terça-feira (13), o trânsito na avenida Abraão Caram, a partir da Alameda das Princesas, na região da Pampulha, está fechado para veículos. A previsão é que pedestres também não possam acessar a área que vai sediar o BH Stock Festival, entre os dias 15 e 18 de agosto.
Outro trecho na avenida Carlos Luz, com rua Conceição do Mato Dentro, no bairro Ouro Preto, também na região da Pampulha, será fechado para o evento.
As alterações, que fazem parte das obras que acontecem desde maio para receber o evento inédito na capital mineira, não tem agradado a todos. Comerciantes da região reclamam da falta de diálogo com a Prefeitura de Belo Horizonte.
"Meu prejuízo será de aproximadamente R$ 200 mil. A cada dia, meu movimento vem caindo e ninguém nos fala nada. Só hoje (13), estou esperando fornecedores, que já foram pagos, e três ônibus de turismo. Com esse impedimento, como eles vão chegar?", reclamou o empresário Geraldo Batista, dono do restaurante Farroupilha, que está a cerca de 40 anos na avenida Abraão Caram.
Ainda segundo o empresário, nos dias do evento ele não poderá abrir o empreendimento.
A PBH foi questionada a respeito do trânsito local para moradores e comerciantes e sobre a permissão de funcionamento dos comércios que foram impactados pelo evento. A reportagem aguarda o posicionamento.
Entenda o que muda
De acordo com o assessor de operações da BHtrans, Márcio Roberto Pacheco, o motorista que vem da avenida Antônio Carlos e precisa acessar a avenida Otacílio Negão de Lima, a avenida da orla da Lagoa da Pampulha, deve acessar a Alameda das Princesas até Alameda dos Flamboyants, que terá um semáforo temporário no cruzamento com a Otacílio Negão de Lima.
Já no outro trecho interditado, as opções são variadas, basta o motorista seguir as faixas indicativas.
"O trânsito também será fechado para pedestres em função do tipo de evento que, ao contrário de um jogo de futebol, que acontece dentro do estádio, este será no entorno do Mineirão. Para garantir a segurança da população, algumas áreas não poderão ser acessadas. O acesso dos pedestres será por uma passarela que liga o Mineirinho à esplanada do Mineirão", detalhou.