Em apenas dois dias, dois homens foram presos em Belo Horizonte e região metropolitana, suspeitos de estupro de vulnerável. As vítimas têm 12 e 13 anos de idade e, segundo as investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, em um dos casos, o suspeito era pai da vítima. Uma das prisões foi efetuada na última quarta-feira (28), e outra ocorreu nesta quinta-feira (29).
Em um dos casos, o autor do crime tem 42 anos de idade e, conforme o inquérito, abusava da própria filha desde que ela tinha sete anos de idade. Os crimes eram cometidos quando a criança ia passar o fim de semana na casa do genitor, que é separado da mãe. Por cinco anos, ela se manteve calada, até que revelou os abusos à mãe em 2019.
"Em determinado dia, ela procurou a mãe e disse que não queria mais fazer visitas à casa do pai. A mãe perguntou o porquê e, depois de muita conversa, ela decidiu relatar os abusos. Expedimos uma medida protetiva contra ele, instauramos o inquérito e, em 2024, a justiça deferiu pela prisão preventiva do investigado", explica a delegada Thaís Degani.
O segundo caso, também na região Leste da capital, tem como vítima uma adolescente de 13 anos de idade, que foi abusada por um vizinho da família. A PCMG afirma que o homem, de 63 anos, era muito próximo não só da garota, mas também dos familiares dela.
A vítima costumava ir à casa desse vizinho, e foi em uma dessas ocasiões, no ano de 2024, que o abuso ocorreu. A revelação só veio após a família perceber uma mudança no comportamento da menor. "A vítima começou a mudar o comportamento, ficou mais agressiva. Então, a família a encaminhou para o psicólogo. Nas sessões com o terapeuta foi que ela relatou os abusos por parte deste vizinho", relata a delegada Thaís.
Maioria dos casos envolve pessoas próximas
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que, em 2023, no Brasil, foram cometidos 73.024 estupros de crianças e adolescentes. Em 40.659 deles, as vítimas tinham entre 0 e 13 anos de idade. Também segundo o anuário, 72,2% desses crimes acontecem nas casas das crianças. O levantamento também diz que mais de 80% dos casos envolvem pessoas da família ou do círculo familiar, e 71,5% deles foram cometidos por familiares.
Diante dos números, a delegada Thaís Degani alerta os pais sobre a importância de sempre manter a vigilância e ensinar aos filhos a denunciar abusos. "É muito importante fazer as divulgações, manter crianças e adolescentes informados sobre que tipo de toques elas podem permitir nelas, inclusive com palestras em escolas. Na maioria das escolas em que fui, no fim da palestra uma vítima nos procurava relatando que foi vítima de abuso sexual", relembra.
Nenhum dos dois homens tem passagem pela polícia. Ambos estão presos preventivamente e podem responder por estupro de vulnerável, cuja pena varia de 8 a 15 anos de prisão.