Com o intuito de auxiliar os bombeiros e brigadistas na missão de combater em tempo recorde os diversos focos de incêndios registrados nas florestas de Minas a Polícia Militar (PMMG) disponibilizou aeronaves de alto poder de combate às chamas em pontos de difícil acesso. Para se ter ideia, nos últimos três meses, 15 parques de conservação já foram atendidos pela esquadrilha Pegasus do Comando de Aviação do Estado (COMAVE) da PM. 

Nas missões de combate aos incêndios, as aeronaves são empregadas na captação de água, carregamento de alimentação, ferramentas, transporte dos brigadistas, auxiliando-os a chegarem com mais facilidade aos locais  difíceis para chegada.

Para que a ação de captação de água seja possível, a aeronave conta com um equipamento - balde de material vinílico - conectado com a cabine por cabos de aço e que é operado por meio de um controle remoto, pelo piloto ou tripulante especial da aeronave. O balde tem uma capacidade de 540 litros.

"A PMMG tem um grande potencial para salvaguardar o meio ambiente, seja pela sua capacidade de pronta resposta em todo o estado, bem como pelos requisitos operacionais de suas tropas, que têm capacidade para atuar nas matas, nas águas  e nos céus", destacou o coronel e comandante do COMAVE Ricardo Faria

 

Vídeo: aeronaves da PM auxiliam os bombeiros no combate a incêndios em áreas de floresta de difícil acesso em Minas.

Os helicópteros são usados na captação de água e no transporte de brigadistas para debelar o fogo; até agora, 15 parques de conservação foram atendidos. pic.twitter.com/2YsGidghKt

— O Tempo (@otempo) August 29, 2024