Um vídeo feito por moradores do bairro Jardim Leblon, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, mostra o momento em que uma viatura da Polícia Militar (PM) foi destruída por um incêndio na madrugada deste sábado (3 de agosto). O incidente, que deixou dois militares feridos, aconteceu após uma explosão de uma granada durante o atendimento a uma ocorrência em um baile funk clandestino no aglomerado Vila Apolônia. 

Assista:

Segundo a PM, a corporação foi acionada por volta das 2 horas da manhã para dispersar um grupo de pessoas que tentava promover um baile funk na rua Vitória da Conquista, na esquina com beco do Funil. Em certo momento, os militares escutaram disparos de arma de fogo, vindos da avenida Central, que fica próxima ao endereço do primeiro chamado. 

Conforme a polícia, no local havia uma aglomeração de pessoas insatisfeitas com a presença dos militares no baile funk. “Os militares foram agredidos com latas de cervejas e outros objetos. Com intuito de dispersar a multidão e preservar a integridade física dos policiais, o comandante da equipe foi pegar uma granada GL 307”, diz o boletim de ocorrência. 

O código faz referência à granada de menor potencial ofensivo de "som e luz", usada em situações de tumulto para desnortear os presentes. Ainda conforme a PM, entretanto, após arrancar o pino da granada, o militar teria ouvido sons de disparos e, ao tentar se proteger, a granada acabou explodindo no assoalho da viatura, provocando o incêndio que se espalhou por todo o carro.

Ferimentos

Um militar teve queimadura na perna esquerda, outro, na mão direita, e um terceiro não se feriu. Inicialmente, policiais que chegaram em outra viatura fizeram os atendimentos aos feridos. Em seguida, o Corpo de Bombeiros também prestou socorro. 

A perícia compareceu ao local e recolheu cartuchos calibre 9mm, que estavam perto da viatura. O incêndio também destruiu um bornal dos militares, contendo granadas explosivas, corda e espargidor de gás de pimenta. 

A PM instaurou um procedimento para apurar o caso.