O fim de semana em Belo Horizonte e Grande BH está especial. Além da programação efervescente da Virada Cultural, a capital recebe shows, espetáculos, lançamentos de livros, festivais gastronômicos e muito mais. Confira esta seleção especial do Super Notícia.

+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok

Virada Cultural 2025
Das 18h de sábado (23/8) até as 18h de domingo (27/8), Belo Horizonte recebe a 10ª edição da Virada Cultural, que promete transformar novamente o hipercentro em um grande palco a céu aberto. Serão 24 horas de programação gratuita, reunindo mais de 300 atrações gratuitas de música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, audiovisual e intervenções urbanas em espaços simbólicos da cidade, divididos em seis palcos e 17 espaços, como a Praça da Estação, Parque Municipal, Viaduto Santa Tereza, Praça Raul Soares e Rua Sapucaí. Dentre os nomes de destaque, estão a dupla Israel & Rodolffo; a banda Akatu que convidará Djonga; Carlinhos Brown cantando com Orquestra Ouro Preto; o rapper Sidoka; a banda Fat Family e o grupo de axé Olodum. Além da programação artística, o público poderá vivenciar mais uma edição do “Viradão Gastronômico”, com bares e restaurantes do hipercentro integrando o percurso do evento.

Cura BH na Virada
No sábado (23/8) e domingo (24/8), a Praça Raul Soares volta a ser a casa do Cura BH. A edição 2025 do projeto que mudou a paisagem urbana da capital mineira tem sua abertura como parte da programação da Virada Cultural de BH. Na programação tem shows, cortejos, espetáculos, festas, rua de lazer e intervenções. Em um segundo momento, de 1º a 7 de setembro, volta a ocupar o mesmo território, com mais atrações culturais e pinturas de empenas.

Festival Internacional de Cerveja e Cultura
No sábado (23/8), a partir das 11h, acontece a 12ª edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) na Praça da Assembleia, no Santo Agostinho. O evento gratuito terá muita cervejas, música e gastronomia, além de intensa programação cultural. Serão 20 cervejarias de vários estados, além de três internacionais, totalizando mais de 80 rótulos. O palco principal vai receber cinco bandas, e vai ter também espaço kids com infláveis, pistas de skate, recreação e aulas de circo para toda família. Também vai ter feira criativa e exposição de quadros de rock e Schoolof Rock Experience. Ingressos gratuitos no Sympla.

Cultura Jazz Festival
No sábado (23/8), a partir das 12h, acontece a primeira edição do Cultura Jazz Festival na Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza. O evento é gratuito e promete levar ao público a energia do jazz, do improviso e da produção musical mineira. O projeto busca valorizar artistas locais, revelar novos talentos e ampliar o acesso à cultura de qualidade. Além de shows ao ar livre, o público contará com praça de alimentação e oficinas formativas para diferentes níveis de experiência musical.

Festa Alemã
No sábado (23/8), das 12h às 22h, tem Festa Alemã na Praça José Mendes Jr., ao lado do Palácio da Liberdade, no Funcionários. O evento reúne gastronomia típica, restaurantes convidados, música ao vivo e apresentações folclóricas. Mais de dez cervejarias artesanais participam, com opções que vão do chope pilsen aos estilos especiais. Além da culinária, o público poderá participar de brincadeiras tradicionais como o desafio do chope e o chope no metro. Haverá também pockets shows ao longo do dia. O evento é pet-friendly e conta com espaço kids com monitores. Ingressos gratuitos na Sympla.

Lançamento de livro I
No sábado (23/8), às 13h, a poeta, atriz e educadora Jéssica Tamietti lança o livro "Origem das Cores e dos Sons dos Bichos" no Centro Cultural Venda Nova (rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários). A obra narra, em poesia, o mito indígena Arekuná sobre como os animais da Amazônia ganharam sons e cores. Ilustrado por Nila N. Neves, o livro é também para colorir, tornando cada exemplar único.

Lançamento de livro II
No sábado (23/8), às 16h, tem o lançamento do livro "Salto", segunda obra da escritora Clara Amorim, no Espaço Mama Cadela (rua Pouso Alegre, 2.048, Santa Tereza). Publicado pela Curva Editorial, o livro apresenta uma composição híbrida, reunindo poemas, fragmentos, narrativas poéticas e memórias. A obra parte do universo da natação e da água como metáfora para abordar temas como o feminino, as narrativas de mulheres, a passagem do tempo e as aprendizagens da vida.

Encerramento do Festival Oni Beijada 
No domingo (24/8), a partir das 9h, tem o encerramento do Festival Oni Beijada no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi (rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo). O festival, que apresenta o universo cultural afro-brasileiro ao público infantil, terá seu encerramento com diversas atrações, como oficinas, contação de histórias e shows. O destaque é o espetáculo “Pontinhos de Amor”, com Aline Calixto. O show traz canções que abordam as características de alguns Orixás, desde suas personalidades, atributos físicos até os elementos da natureza ligados a cada um deles. 

Festejo Tambor Mineiro
No domingo (24/8), das 9h às 19h, acontece o Festejo Tambor Mineiro 2025 no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro, com participação especial de Virginia Rodrigues. O evento será mais uma celebração da cultura afromineira, reunindo o público para compartilhar e valorizar tradições. Entrada gratuita sem necessidade de retirar ingressos.

Feira do Mineirinho
No domingo (24/8), a partir das 9h, tem a Feira do Mineirinho com música, feira de artesanato, gastronomia e show dos robôs. O espaço, que funciona no rooftop do Shopping do Avião (avenida Babita Camargos, 1.295, Cidade Industrial), em Contagem, tem entrada gratuita. A agenda musical contará com a dupla João Wesley e Thiago e Sandiego, além do grupo Vira e Mexe.

Filarmônica em Contagem
No domingo (24), às 11h, a Filarmônica de Minas Gerais chega à Praça da Glória, em Contagem, para concerto gratuito e ao ar livre, dentro do projeto “Filarmônica na Praça”, sob a regência do seu maestro associado, José Soares. Composta por 90 músicos de diversas partes do Brasil e do mundo, a Filarmônica vai apresentar repertório diversificado, incluindo grandes clássicos do universo sinfônico, música brasileira, tango de Piazzolla, peças de trechos do musical West Side Story e composições contemporâneas.

Festdança Sênior
Na sexta (22/8), a partir das 14h, acontece a primeira edição do Festdança Sênior na AMONP (rua Gonçalves Dias, 320, Novo Progresso), em Contagem. Com entrada gratuita, o evento é destinado para pessoas a partir dos 60 anos. Na programação, oficinas de dança, palestras sobre longevidade, rodas de bate-papo e apresentações artísticas. O festival é assinado pela coreógrafa e pesquisadora Juliana Costa e produzido pela DiversuS Cultural.