Em mais uma etapa da operação Tolerância Zero, da Prefeitura de Belo Horizonte, ônibus da empresa S&M Transportes, que fazem parte dos coletivos que circulam pela cidade, estão sendo vistoriados por agentes da BHTrans, Sumob e da Guarda Municipal, nesta quarta-feira (7).

O objetivo é fiscalizar as condições dos veículos, como equipamentos de segurança e funcionalidade, como detalha o supervisor de Operações e Transporte da Sumob, Jairo Marcelino.

"A gente verifica a parte elétrica, os faróis, elevador para cadeirante, portas, limpa vidro, freios, condições dos pneus, o freio de portas para que não haja risco para o passageiro, entre outros. Além disso, também questões internas, como os informativos com horários, a campanhia para dar sinal e até o jornal do ônibus", informou.

Ao todo, foram emtididas cinco autuações e um veículo teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida por irregularidades no elevador. As outras autuações foram por extintor vencido, filtro do ar condicionado e campainha interna inoperante. 

Um adesivo com a frase "Fiscalizado e Reprovado", é afixado no para-brisa do carro, que só pode voltar a operar após a correção do problema em uma nova vistoria. Se o passageiro flagrar algum ônibus circulando com o adesivo, deve denunciar por meio dos canais da PBH. 

As empresas são multadas a cada irregularidade identificada nos veículos, e, dependendo da gravidade do problema, o veículo pode perder a autorização de tráfego, e fica impedido de circular até que o problema seja corrigido.

Vistorias

Em 2024, foram realizadas 2.882 ações de fiscalização e 17.329 ônibus foram vistoriados. Segundo a BHtrans, alguns deles mais de uma vez, o que representa uma média de mais de 550 veículos fiscalizados por semana. 

As operações geraram 19.174 autuações, 603 ATs recolhidas e 21 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG. 

Ações

As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais, e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.

Essas ações têm resultando em mais qualidade no transporte da capital e em uma mudança de postura por parte das empresas. A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, é fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades. Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde a população necessita, seja nas estações ou nos pontos finais dos bairros.

A empresa S&M Transportes foi procurada, mas não vai se manifestar.