Minas Gerais tem ao menos três cidades em racionamento de água em meio à maior seca dos últimos quarenta anos. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que o longo período sem chuvas impacta diretamente a disponibilidade de vazão das fontes locais. Alguns municípios mineiros não registram precipitações há cerca de cinco meses.

As cidades em racionamento de água até esta sexta-feira (13 de setembro) são: Prata, no Triângulo Mineiro; São Gonçalo do Sapucaí e Lavras, no Sul de Minas. Nessas cidades, a Copasa está seguindo uma programação de abastecimento em que a água é interrompida por algumas horas do dia ou por alguns dias durante a semana. Em Prata, por exemplo, a interrupção do sistema ocorre dia sim, dia não.

Nas instituições e imóveis onde a água não pode faltar, como escolas e hospitais, estão sendo disponibilizados caminhões-pipa. "Os níveis de abastecimento de água encontram-se comprometidos, requerendo assim procedimentos imediatos para garantir o atendimento mínimo à população", informou a Copasa.

A companhia enviou comunicado aos moradores solicitando consumo consciente: "visando minimizar os impactos momentâneos da crise hídrica". Não há previsão para término do racionamento de água enquanto as "condições das fontes de produção de água" não forem normalizadas. 

Lista de cidades em racionamento de água em Minas Gerais, em meio à seca: 

  1. Prata, no Triângulo Mineiro;
  2. São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas;
  3. e Lavras, no Sul de Minas.

Recomendações da Copasa para redução do desperdício de água: 

  • Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada;
  • Abra a torneira apenas na hora de enxaguar;
  • Use o balde no lugar da mangueira para lavar o carro, e vassoura para limpar a calçada;
  • Junte a roupa suja e lave somente duas vezes por semana;
  • Preste atenção na tubulação do seu imóvel. Vazamentos desperdiçam muita água.

O que diz a Copasa? 

"Ao longo do ano, são realizados estudos de novas fontes de abastecimento que subsidiam a implementação de ações e aplicação de recursos técnicos-operacionais para garantir o abastecimento da população. Adicionalmente, a Copasa executa ações emergenciais, quando necessário, tais como a utilização de caminhão-pipa, perfuração e equipagem de poços profundos.

A Copasa opera suas captações dentro dos limites outorgados pelas instituições competentes e sob a regulação das agências do setor."

Atendimento 

Em caso de intermitência pontual, o cliente deve recorrer aos canais de relacionamento que são gratuitos.

  • Agência Virtual no site www.copasa.com.br;
  • Aplicativo Copasa Digital;
  • Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h;
  • Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas.