Na tarde deste domingo (12/01), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se pronunciou sobre a chuva que devastou Ipatinga, no Vale do Aço. Ele afirmou que, no máximo até a manhã desta segunda-feira (13/01), viajará à cidade.
“Estou acompanhando os trabalhos de resgate na cidade de Ipatinga, que foi acometida por fortes chuvas nessa última madrugada, ocasionando deslizamentos de terra em diversas áreas e, infelizmente, o soterramento de algumas residências e pessoas. Já sabemos que temos vítimas, mas o trabalho de resgate continua sendo conduzido pelo Corpo de Bombeiros. Conversei com o prefeito Gustavo e coloquei o Estado totalmente à disposição. No máximo até amanhã cedo, estarei lá. Fica aqui o meu pedido: neste período de chuva, procure locais seguros e conte com o apoio da Defesa Civil”, disse, em vídeo compartilhado nas redes sociais.
Minha solidariedade às famílias das vítimas dos desabamentos dessa madrugada em Ipatinga. Coloquei à disposição do prefeito Gustavo Nunes a estrutura do Governo de Minas para fortalecer o resgate e assegurar o atendimento às pessoas afetadas pelos estragos das fortes chuvas. pic.twitter.com/ew6qQAKhHa
— Romeu Zema (@RomeuZema) January 12, 2025
A Associação Mineira de Municípios (AMM) também lamentou as mortes e perdas em Ipatinga e lembrou que outra cidade do Vale do Aço, Santana do Paraíso, vive uma situação semelhante neste domingo. "Nosso sentimento é de solidariedade às famílias que perderam entes queridos e àquelas que estão desabrigadas ou desalojadas. Reafirmamos nosso compromisso de apoiar os municípios mineiros neste momento crítico, orientando os gestores sobre as providências necessárias para a assistência à população e para a recuperação das áreas atingidas", disse, em nota.
Pelo menos cinco pessoas morreram em decorrência dos desabamentos, entre elas uma criança e uma idosa. A Defesa Civil estadual acompanha as ocorrências em Ipatinga. O registro dos óbitos confirmados no Estado pode aumentar para 21 o número de vítimas do período chuvoso em Minas no boletim que será divulgado nesta segunda-feira (13/01).