A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas Gerais, proibiu a reprodução de músicas de funk em veículos de recreação que oferecem passeios a crianças e adolescentes. Os passeios são tradicionalmente conhecidos como “carreta furacão”. A decisão foi publicada em decreto na última sexta-feira (10 de janeiro).

Ao anunciar a medida, a prefeitura cita “músicas com conteúdo inadequado”. O decreto 5905, que trata da regulamentação das músicas, inicialmente era voltado para os ambientes escolares e foi publicado em 6 de janeiro. Com a nova determinação, ele também passa a valer para os veículos de recreação.

O decreto proíbe “músicas do estilo funk e quaisquer outros gêneros que: contenham apologia ao crime; envolvam referência à automutilação; tenham conteúdo pornográfico ou obsceno; façam apologia ao uso de drogas”.

Conforme divulgado pela própria prefeitura, o descumprimento do decreto acarretará a suspensão imediata do alvará de funcionamento dos veículos que disponibilizam a “carreta furacão” e a vedação de nova licença por um ano.