Na manhã da última segunda-feira (13 de janeiro), dona Minervina Patrícia de Paiva, de 79 anos, saiu de sua casa, no bairro Ventosa, na região Oeste de Belo Horizonte, com um vestido vermelho de renda e uma mochila preta. Desde então, a idosa não foi mais vista pela família que, desesperada, está em busca de notícias.
A reportagem de O TEMPO conversou com uma parente da idosa, que preferiu não ser identificada, que contou que ela saiu por volta das 9h da residência da família, na rua Estrada do Cercadinho, na comunidade de BH.
"Ela nunca desapareceu, essa é a primeira vez. A saúde dela, só toma uns remédios controlados para pressão alta e tireóide, mas a mente dela é muito boa", detalha a parente. Sem notícias da idosa, a família procurou a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência.
Briga com parentes
Dois dias antes do desaparecimento, Minervina teria tido uma discussão com os familiares e dito que iria "embora". "Tem um desconhecido, com cerca de 30 a 40 anos, que estava na casa dela e ela acabou dando dinheiro para ele cortar o cabelo. Depois que a gente chamou atenção dela, ela ameaçou ir embora, disse que esse homem continuaria indo lá pois é amigo dela. Pode ser até que ela esteja com esse rapaz", conta a mulher.
O "amigo" da idosa é conhecido na região como "Alexandre", mas a família não sabe onde ele mora ou se este é o verdadeiro nome dele. "Uma amiga dela nos falou que ela falava várias vezes que iria embora para Igarapé. Mas ela não sabe ler nem escrever. Ela levou a identidade com ela, o dinheiro todo que tinha recebido da pensão e o cartão que usa para receber", detalha.
Quem tiver alguma informação sobre a localização de Minervina pode procurar a Polícia Civil pelo telefone 181, o Disque-Denúncia. As informações podem ser repassadas anonimamente.