Passando por ajustes desde o início de 2025, o Metrô de Belo Horizonte terá novas intervenções neste sábado (18 de janeiro) e domingo (19), aumentando o intervalo entre as viagens para 27 minutos ao longo de todo o final de semana. A mudança será necessária devido às obras de revitalização do sistema de rede aérea que alimenta eletricamente os trens. 

De acordo com a concessionária responsável, a Metrô BH, a intervenção faz parte do processo de modernização da Linha 1 do sistema metroviário da região metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa não exigirá baldeações entre os trechos, mas algumas alterações operacionais serão implementadas para garantir o funcionamento seguro.

Nas estações Horto, Santa Tereza, Santa Efigênia e Central, o embarque e desembarque ocorrerão apenas em um lado da plataforma, independentemente do sentido da viagem. Os passageiros devem conferir a direção das composições antes de embarcar.

Ainda conforme a empresa que administra o modal, o período das obras foi estrategicamente planejado para coincidir com as férias escolares, visando minimizar os impactos para os usuários. 

A revitalização da via aérea da Linha 1 tem previsão de ser finalizada somente em 2026.

Normalmente intervalo é de 15 minutos

Segundo a Metrô BH, habitualmente aos fins de semana o intervalo entre as viagens é de cerca de 15 minutos. Somente aos sábados, entre 6h e 8h30, os trens saem a cada 7,5 minutos. 

Nos dias úteis, as viagens ocorrem a cada 7,5 minutos nos horários de pico (de 6h às 8h30 e de 16h30 às 19h) e a cada 15 minutos no restante do dia. 

As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias.