A partir de segunda-feira (13/10), a comunidade de Nova Contagem, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passará a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Até então, os atendimentos médicos na região pelo Sistema Único de Saúde aconteciam em prédios alugados pela Prefeitura. Agora, por meio de uma contrapartida com a Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), que, para oferecer o curso de medicina na cidade, precisa reverter parte do faturamento em investimentos públicos, a nova unidade foi construída e equipada.
“Essa Unidade Básica de Saúde vai trabalhar com quatro equipes de saúde da família e uma vantagem aqui é que nós estamos saindo de casas alugadas, com economia de aluguel e otimização de recursos administrativos, além de toda a infraestrutura tecnológica que teremos. Os usuários que frequentarem a unidade terão equipamentos novos, de última geração, totalmente climatizados, trazendo qualidade para o atendimento e para os pacientes a partir de segunda-feira”, disse o secretário municipal de Saúde de Contagem, Fabrício Simões.
Desde que o curso de medicina da PUC Minas Contagem foi inaugurado, em 2018, cerca de 350 alunos participam de ações na cidade, como estágios. Além disso, pelo acordo firmado, 10% do faturamento com o curso deve ser revertido em investimentos na cidade. A UBS Nova Contagem é a primeira grande obra da parceria, com investimento de aproximadamente R$ 8 milhões e um ano e meio de construção.
“Todo o recurso foi aplicado na construção dessa unidade básica de saúde, ou seja, estamos devolvendo à comunidade os frutos da parceria entre saúde e educação, com a PUC Minas”, completou o chefe da pasta.
Durante a inauguração, além de autoridades de Contagem e da PUC Minas, os futuros usuários puderam conhecer as instalações.
“Parece um sonho”, disse uma senhora. “Nem acredito que saiu”, disse outra. Ao todo, a unidade terá capacidade para atender 16 mil pessoas, com serviços de quatro equipes da saúde da família: clínico geral, ginecologista, pediatria, fisioterapia, odontologia, além de sala de coleta e vacinação.
Curso de medicina
Esta é a segunda UBS construída em Minas Gerais pela parceria entre o poder público e a PUC Minas. Em Poços de Caldas, no Sul de Minas, uma estrutura semelhante foi construída.
“Nós esperamos que isso, além de cumprir a normativa protocolar do curso de medicina em Contagem, venha ao encontro das necessidades das pessoas mais carentes do entorno. Pelo que me foi informado pelo secretário de saúde e demais envolvidos, a unidade básica de saúde oferece à população o que ela merece. Esperamos que esta iniciativa seja a primeira de muitas outras na região”, disse o reitor da PUC Minas, professor doutor padre Luís Henrique Eloy e Silva.
Novos investimentos previstos
A prefeita Marília Campos (PT), presente na inauguração, comentou que outras demandas devem ser atendidas pela parceria com a PUC Minas, visando melhorias para a cidade.
Segundo ela, há projetos em andamento e possibilidades de novas contrapartidas, além de projetos já inscritos no PAC.
“Temos inscritos no governo federal, pelo PAC, a construção de uma unidade básica de saúde no bairro Tropical, uma unidade de urgência e emergência em construção — as UPAs Nacional e a nova UPA Petrolândia —, uma nova UBS no Vale das Orquídeas, e agora vamos apresentar à PUC a construção do CAPS infantil e do CAPS 24 horas para a região do Eldorado”, adiantou.