Moradores de diversos bairros de Ipatinga, no Vale do Aço, estão sem energia desde as 17h desta segunda-feira (24 de fevereiro). Segundo a Cemig, um forte vendaval atingiu a cidade, causando danos à rede elétrica. A previsão é de que o serviço em alguns bairros seja normalizado durante a noite e, em alguns casos, até a madrugada de terça-feira (25).

“De acordo com o centro de meteorologia da companhia, os ventos chegaram à velocidade de aproximadamente 50 km/h”, disse a Cemig em nota. A companhia não informou quantos bairros foram afetados nem a quantidade de pessoas que tiveram o serviço comprometido.

Como informado por O TEMPO, uma chuva com vendaval atingiu a cidade nesta segunda-feira. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram árvores caídas nas ruas devido à força dos ventos. O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), pediu que a população evitasse sair de casa e buscasse abrigo caso estivesse na rua.

"Quedas de árvores, destelhamentos e outras ocorrências estão sendo atendidas. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil", publicou o chefe do Executivo municipal.

Em um dos stories publicados no Instagram, Nunes compartilhou um vídeo mostrando a atuação das equipes. "Queda de árvore na rua Uberlândia. Equipes já estão resolvendo a situação. O trânsito está obstruído, mas fluindo e controlado", afirmou um agente que estava no local. Não há informações sobre feridos.

Previsão do tempo

A previsão meteorológica indica que, apesar do calor esperado para esta terça-feira (25 de fevereiro), Ipatinga deve voltar a registrar chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a temperatura mínima ficará em torno de 18°C, enquanto a máxima poderá alcançar os 32°C. “Muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas", esclarece o instituto.