Imagens do circuito de segurança da Escola Estadual Augusto de Lima, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, registraram o momento em que um rojão estourou na unidade de ensino nesta quinta-feira, 27 de fevereiro. Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos pela Polícia Militar (PM).
De acordo com a corporação, a diretora da escola acionou a Patrulha Escolar após escutar um estrondo e ver fumaça vindo de um dos corredores. Dois alunos foram identificados e levados até a sala da direção.
Um deles alegou que havia comprado o rojão próximo ao Mercado Central e que a intenção era usá-lo em um jogo de futebol, mas acabou soltando-o na escola. Já o outro estudante disse que acendeu o rojão porque foi desafiado por colegas.
O circuito de segurança mostrou o momento em que um grupo de amigos se reúne e um deles coloca fogo no artefato. Na sequência, ele sai, encontra os conhecidos e todos deixam o local após a explosão.
Na mochila de um dos adolescentes, que levou a bomba, foram encontrados um canivete, um soco inglês, um garfo e um isqueiro. Os pais do garoto disseram que não sabiam que o filho tinha acesso a esses materiais.
Todos foram levados para a Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente. Ninguém ficou ferido na ocorrência.
Imagens do circuito de segurança da Escola Estadual Augusto de Lima, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, registraram o momento em que um rojão estourou na unidade de ensino nesta quinta-feira, 27 de fevereiro. Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos pela Polícia… pic.twitter.com/tY88LwYWKz
O que diz a SEE-MG?
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) informou que "a direção da unidade tomou as providências necessárias". Veja a nota na íntegra abaixo:
"Sobre o ocorrido nesta quinta-feira (27/2) na Escola Estadual Augusto de Lima, em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a direção da unidade tomou as providências necessárias e acionou imediatamente o responsável pelo estudante e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Ninguém ficou ferido, não houve danos ao patrimônio e as aulas seguem normalmente.
A SEE/MG reforça que, ao longo do ano letivo, promove diversas ações de conscientização e prevenção à violência no ambiente escolar, por meio do Programa de Convivência Democrática. A iniciativa, alinhada à Lei 23.366, de 2019, que institui a Política Estadual de Paz nas Escolas, visa promover o respeito, a cultura de paz e a convivência harmônica nas unidades de ensino."