Foi possível ver, a olho nu, um fenômeno raro acontecer no céu: a lua ficar avermelhada e com contorno brilhante. O show da natureza aconteceu na madrugada desta sexta-feira (14) e pode ser contemplado em toda América Latina. Em Belo Horizonte, curiosos se reuniram na esplanada do Mineirão, na Pampulha, para apreciar o eclipse lunar. Confira!


Como foi o espetáculo

Não foram necessários equipamentos especiais para observar o eclipse. Onde o céu estava claro no Brasil, foi possível apreciar a parte penumbral do eclipse no começo da madrugada, às 0h57, no horário de Brasília. O começo do eclipse parcial foi às 2h09 e o total, por volta das 3h26. O fenômeno ficou visível em alguma medida até às 5h47. 


O que é um eclipse lunar total?

Para que ocorra um eclipse lunar total, é necessário que a Lua esteja na fase cheia.  O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, impedindo que o Sol ilumine diretamente o satélite. Quando a sombra do globo terrestre encobre totalmente a Lua, ocorre o eclipse lunar total.  

Em um primeiro momento, antes e depois de atingir o seu estado total, o eclipse lunar fica parcial, já que a sombra da Terra encobre gradualmente o disco da Lua, de acordo com o movimento do nosso planeta e do seu satélite natural ao redor do Sol.

Por que a Lua ficará vermelha?

O eclipse lunar total também é conhecido como "Lua de Sangue". É que, em determinado momento do fenômeno, o satélite ganha cor avermelhada. Durante um eclipse total da Lua, a Terra bloqueia completamente a luz solar que chega até o satélite. No entanto, a atmosfera terrestre dispersa parte da luz, conferindo à Lua uma coloração avermelhada.

“Essa cor avermelhada adquirida pela Lua durante o eclipse lunar total não é nenhuma mágica. É que a atmosfera da Terra funciona como uma espécie de filtro, que joga a parte vermelha da luz do Sol para Lua”, explica o professor Roberto Costa, do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Roberto da Costa, a atmosfera terrestre tem a particularidade de refletir mais os tons azuis - por isso o céu é azul durante o dia - e deixar passar com mais facilidade os tons vermelhos.

Eclipse solar

Além do eclipse lunar, outro fenômeno astronômico ocorre no final do mês. No dia 29 de março, um eclipse parcial do Sol poderá ser visto em algumas regiões do planeta. Diferente do eclipse total da Lua. Esse evento, no entanto, não será visível no Brasil.

A observação será possível em locais como Canadá, leste dos Estados Unidos, noroeste da África, Groenlândia, Europa e norte da Rússia. Esse tipo de eclipse acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando parcialmente sua luz.