Um homem de 32 anos foi morto por um sargento da Polícia Militar na noite desse domingo (16 de março) em Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte. O homem, que tinha se envolvido em uma briga com o irmão horas antes, atingiu um soldado da PM com golpes de facão ao ser abordado.
O boletim de ocorrência aponta que a equipe policial foi acionada no bairro Matadouro, onde um suspeito estaria exaltado, possivelmente sob efeito de entorpecente, e ameaçava pessoas de forma aleatória com um facão. Horas antes, o suspeito tinha agredido o irmão com socos na boca, mas tinha fugido e não foi encontrado.
Depois de algum tempo, a polícia foi informada sobre o possível paradeiro do homem, em um terreno de difícil acesso, composto por um curral e um chiqueiro. Ao perceber a aproximação dos militares, ele surpreendeu o soldado com ataque de facão. O militar foi atingido no pescoço e no braço esquerdo.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o suspeito e o soldado entraram em luta corporal, sendo que o suspeito tentou pegar a arma do militar, mas o soldado disparou duas vezes. Após os tiros, o suspeito se afastou, mas ainda “apresentava disposição em avançar novamente contra o soldado”, conforme o documento policial. Um sargento que estava em apoio na ocorrência efetuou mais um disparo de defesa em direção ao suspeito, que ainda estava com o facão, e caiu ao ser atingido.
A equipe do Tático Móvel realizou o resgate do suspeito e do soldado para o hospital de Raposos, onde o homem teve o óbito constatado. O soldado recebeu sutura das lesões e procedimento antitetânico. Depois, ele foi encaminhado para o Hospital da Polícia Militar (HPM) para tomar medicação indicada, uma vez que teve contato com sangue do suspeito, que é soropositivo para HIV.
A Corregedoria da Polícia Militar foi acionada e acompanhou a ocorrência. Os militares envolvidos foram presos e ficaram à disposição no batalhão de Raposos.