Há quinze anos, Simonini Maria Marta é motorista do transporte público metropolitano de Belo Horizonte. Nesse período, ela perdeu a conta de quantos acidentes já presenciou. A maioria dos casos está relacionada à má conservação dos veículos. “Ônibus velhos, freios ruins”, destaca. Agora, a vida dela e de vários outros motoristas e passageiros que circulam pela região metropolitana utilizando o transporte público pode ficar um pouco mais segura. Isso porque um terço da frota de ônibus está sendo renovado por meio de uma parceria entre o governo do Estado e as empresas de transporte. Nesta segunda-feira (24 de março), 24 ônibus foram entregues em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, totalizando mais de 500 novos veículos para o Estado.

“Sabará é a cidade com maior fluxo do transporte metropolitano, são mais de 10 mil pessoas transitando todos os dias nesses carros. A frota sendo renovada traz mais segurança, agilidade e conforto”, disse o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), em coletiva para a imprensa.

Até o final do ano, 850 novos ônibus devem substituir parte da frota antiga, que é composta por 2.400 veículos. O Estado fornecerá 600 novos veículos, enquanto as empresas devem comprar 250.

“Na pandemia, as empresas tiveram uma baixa no número de passageiros e, para ressarcir essa perda, através de um acordo com a Sentran (Secretaria Nacional de Trânsito), Tribunal de Contas, Ministério Público e Justiça, repassamos o valor através de recursos a serem utilizados integralmente na renovação da frota”, detalhou Simões. Ao todo, o Estado investiu R$ 382 milhões na compra dos carros.

Renovação

A cuidadora de idosos e moradora de Sabará, Carla Monteiro Neves, de 54 anos, expressa sua indignação em relação ao transporte público da cidade, especialmente pelo valor cobrado nas passagens: R$ 8,10. Segundo ela, há mais de 30 anos a população aguarda a renovação da frota.

“Eu acompanho a situação desde que o transporte coletivo chegou a Sabará, sempre cobrando dos governantes, incluindo o atual prefeito, Sargento Rodolfo (Republicanos), melhorias. Hoje, tive que vir ver esses novos ônibus. Eu vou continuar cobrando”, garantiu.

Questionado sobre um possível aumento da passagem, o vice-governador assegurou que o investimento na frota não será repassado à população.