A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (7 de março), a operação Muralha II, que tem o objetivo de desarticular esquema criminoso de promoção de migração ilegal e associação criminosa. O grupo é responsável pela entrada irregular de brasileiros em outros países.

Durante a operação, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência dos envolvidos na cidade de Iapu, no Vale do Aço. O objetivo do mandado é obter novos elementos de prova que corroborem os indícios já levantados.

Segundo a Polícia Federal, o grupo recebe pagamentos por viagens ilegais ao exterior. Esses pagamentos ocorrem, de forma frequente, por meio da transferência de veículos e propriedades para terceiros. Além disso, o esquema conta com o apoio logístico de indivíduos fora do Brasil. As vítimas também são alvo de ameaças, especialmente quando o objetivo da viagem não é concretizado, mas ainda assim são forçadas a pagar os valores cobrados.

Os investigados responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem ultrapassar 8 anos de reclusão.