Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) investiu R$ 1,1 milhão na modernização do sistema de iluminação de 137 centros de saúde de Belo Horizonte nos últimos meses. A informação foi divulgada pelo Governo de Minas nesta terça-feira (1º de abril). Conforme o Executivo, o objetivo da iniciativa é reduzir significativamente a conta de energia.
O governo informou que as lâmpadas ineficientes estão dando lugar ao modelo de LED que - além de proporcionar mais conforto visual -, garante maior economia de energia e permite que as entidades públicas destinem os recursos para outros fins que beneficiam a população.
"As lâmpadas de LED destacam-se por sua durabilidade, sendo que estudos apontam que a vida útil do equipamento pode ser até quatro vezes superior à das fluorescentes. Outro aspecto ambiental positivo dessa ação é o fato de que as fluorescentes contêm mercúrio, um metal pesado perigoso. O projeto também prevê o descarte ambientalmente correto para todas as lâmpadas obsoletas retiradas, contribuindo para a preservação do meio ambiente", explicou o Executivo.
Benefícios para a Saúde em Belo Horizonte
O Governo de Minas ressaltou que a medida é favorável para a população belo-horizontina e os profissionais de saúde, já que representa uma melhora imediata das condições de iluminação das dependências das unidades de saúde.
"Na capital mineira, são atendidas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), centros de saúde e zoonoses, unidades de referência, laboratórios, sedes administrativas, entre outras", pontuou o Executivo.
(Com informações da Agência Minas)