Morreu na noite desse domingo (13 de abril), aos 61 anos, Dom Geraldo de Souza Rodrigues, bispo da Diocese de Januária, no Norte de Minas. Dom Geraldo era natural da cidade de Porto Firme, na Zona da Mata Mineira, e foi ordenado bispo por Dom Airton José dos Santos no dia 27 de janeiro de 2024.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo estava passando por um tratamento de saúde após ser diagnosticado com câncer nos rins. Ele estava internado na capital mineira há algumas semanas em tratamento, onde faleceu na noite desse domingo.

O velório de Dom Geraldo acontecerá em sua cidade natal, Porto Firme, nesta segunda-feira (14 de abril), na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A previsão de chegada do féretro será às 17h, seguido de uma Missa.

As cerimônias de despedida do religioso seguem na terça-feira (15 de abril), com missas marcadas para os seguintes horários: 8h, 11h, 15h e 19h (todas na Matriz). Na quarta-feira (16 de abril), haverá uma missa às 7h e, às 9h30, a Santa Missa com Exéquias, seguido do sepultamento no cemitério local.

Em nota, a Arquidiocese de Mariana elevou a Deus "preces em agradecimento pela vida e fecundo ministério" de Dom Geraldo. "Rezemos em sufrágio por ele, pedindo ao Bom Deus que o acolha na vida eterna e conforte familiares e amigos. Unamo-nos em preces também pelo clero e fiéis da Diocese de Januária", pediu.

Quem foi Dom Geraldo?

Dom Geraldo de Souza Rodrigues, nasceu em Porto Firme (MG), em 24 de outubro de 1963, filho do casal João Bernardino Rodrigues e Amélia Pires de Souza, já falecidos. Ele é o terceiro filho, entre sete irmãos, sendo um deles também sacerdote, Pe. José de Souza Sena.

Iniciou a preparação para o sacerdócio em 1978, quando ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG). Cursou Filosofia em 1983 e 1984, no Seminário Maior São José de Mariana, e Teologia de 1985 a 1988, no mesmo Seminário.

A ordenação diaconal foi na Catedral Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, pelo então arcebispo Dom Oscar de Oliveira, aos 28 de novembro de 1987. Em 20 de maio de 1988, foi ordenado presbítero na cidade de Porto Firme, também por Dom Oscar de Oliveira.

Em seu ministério presbiteral, foi pároco nas paróquias São Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos (MG); Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG); São Sebastião, em Itabirito (MG); Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG); Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas (MG); São José, em Paula Cândido (MG); Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).

Dom Geraldo foi coordenador Arquidiocesano de Catequese, representante arquidiocesano dos Presbíteros, Vigário Forâneo, Vigário Episcopal, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

No dia 25 de outubro de 2023, foi nomeado pelo Papa Francisco como o quinto bispo da Diocese de Januária. Aos 27 de janeiro de 2024, foi ordenado bispo em sua terra natal, por Dom Airton José dos Santos. No dia 3 de fevereiro do mesmo ano, recebeu a posse canônica da Diocese do norte de Minas, na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Januária. O lema episcopal adotado pelo prelado foi “Tui sunt, et eos mihi dedisti” (São teus e os destes a mim – Cf. Jo 17,6).

*Com informações de Arquidiocese de Mariana