Demorou, mas ela vem aí. A primeira massa de ar frio do ano chega nos próximos dias e vai derrubar a temperatura em Belo Horizonte. Mas para os amantes do frio, a dica é não se animar. Na terça-feira (8 de abril) as temperaturas devem voltar a subir na capital mineira. 

A massa de ar frio chegará após a frente fria que deve derrubar as temperaturas máximas em toda região Sudeste. O fenômeno ganha força a partir desta sexta-feira (4 de abril) inicialmente na área litorânea. A queda na temperatura máxima ocorre pelo aumento da nebulosidade e chance de chuva, conforme a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Em Belo Horizonte, o impacto inicial será sentido a partir de sábado (5 de abril). Para esse dia, a previsão do Inmet é de baixíssima amplitude térmica  - diferença entre temperatura máxima e mínima registrada em um dia. Os modelos meteorológicos estimam termômetros variando entre 18ºC e 25ºC. No domingo (6 de abril) está prevista uma ligeira queda na temperatura mínima, com termômetros variando entre 17ºC e 25ºC.

Mas é na segunda-feira (7 de abril) que os casacos devem sair dos armários do belo-horizontino. A menor temperatura prevista é de 15ºC na capital mineira, mas a máxima deve subir a 27ºC. Na terça-feira, ambas as temperaturas devem apresentar elevação. 

“Nessa época do ano, a frente fria pode avançar sobre o continente, mas ela não vem com umidade suficiente nesse início de outono, ela até traz umidade e vai provocar chuva nesse fim de semana, mas nos meses de outono e inverno, ela abre passagem para a massa de ar frio que vem na retaguarda do sistema. Normalmente, onde eu tenho a massa de ar frio, eu não tenho chuva. É uma massa de ar frio e seco. A frente fria provoca declínio da temperatura máxima devido ao aumento da nebulosidade e chuva, depois vai provocar um declínio das temperaturas no início da semana, mas vai ser muito rápido. Na terça-feira a temperatura já volta a subir, não é aquela massa que vem para ficar”, explica Anete.