Uma vistoria da Defesa Civil de Belo Horizonte identificou risco de desabamento em parte da cobertura onde um incêndio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (16 de maio), na rua Rio Grande do Norte, no bairro Savassi, região Centro-Sul da capital. O imóvel, um apartamento duplex no 12º andar, foi parcialmente interditado.
Segundo o laudo da Defesa Civil, a laje do segundo nível da cobertura apresenta trincas, rachaduras e desplacamentos, o que representa risco de colapso. O síndico do condomínio foi notificado a manter o isolamento da área e repassar aos responsáveis pelo imóvel as orientações técnicas para recuperação da estrutura.
Outros apartamentos também sofreram danos. O 1202 teve a porta danificada, enquanto no 1101 foram encontradas trincas na laje e infiltrações em parede e teto, sem risco estrutural. Os moradores dessas unidades foram notificados para providenciar os reparos necessários.
Incêndio
O incêndio começou no início da madrugada no apartamento 1201, onde vive uma idosa — cuja idade não foi divulgada — e que, segundo relatos ao Corpo de Bombeiros, tem histórico de transtornos psiquiátricos. Há suspeita de que a própria moradora tenha provocado o incêndio. Ela foi socorrida e ficou sob cuidados do Samu.
Ainda de acordo com os bombeiros, a grande quantidade de objetos acumulados no imóvel contribuiu para a intensidade das chamas, que chegaram a ser controladas, mas reacenderam horas depois. O fogo foi contido antes que atingisse outros andares.
A ocorrência também afetou o trânsito na região. A BHTrans informou que a rua Rio Grande do Norte teve a faixa da direita interditada entre as ruas Cláudio Manoel e Gonçalves Dias, com reflexos no tráfego até a avenida Afonso Pena.