A região da Pampulha receberá vários eventos neste domingo (18 de maio). Por conta disso, o serviço de transporte público, o trânsito e a segurança nas imediações sofrerão alterações. 

Na parte da manhã, foi realizado o Treinão 5 Estrelas, uma corrida do Cruzeiro na Orla da Lagoa da Pampulha. Das 5h às 13h, a avenida Otacílio Negrão de Lima será interditada no trecho entre a rotatória da avenida Alfredo Camarate e a rotatória da Avenida Sicília nos dois sentidos, entre a rotatória da Avenida Sicília e a Rua Orsi Conceição, apenas no sentido Mineirão/Zoológico. Também serão interditados trechos das ruas Mondovi, Livorno e Ferrara. As linhas 5106, 8550, 30, 3302A, 535, 639 e S54 terão os trajetos alterados durante a realização do evento.

Às 11h, os portões do Mineirinho serão abertos para o evento “Cristo é Show - 35 anos”. Serão alterados os itinerários das linhas 504, 506, S53, 64, 67, seguindo o desvio do trânsito. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, BPTran e Guarda Municipal) vão monitorar o trânsito na região antes, durante e ao final do evento. Os agentes vão garantir as condições de segurança do trânsito e orientar os pedestres. Os participantes terão ponto de na avenida Antônio Abrahão Caram, entre a Alameda das Palmeiras e a Avenida Cel. Oscar Paschoal. Os veículos das caravanas (vans e fretados) serão estacionados na alameda das Palmeiras. Já veículos de aplicativo de transportes podem parar na avenida Antônio Abrahão Caram (entre a Al. das Palmeiras e a Av. Cel. Oscar Paschoal) e na avenida Chaffir Ferreira entre alameda das Palmeiras e avenida Otacílio Negrão de Lima.

O Clássico entre Cruzeiro e Atlético está marcado para as 20h30. Desde a noite desse sábado (17 de maio) foram implementadas reservas de áreas (proibição de estacionamento) e alteração de circulação do entorno do Mineirão para garantir a fluidez do trânsito na região, além da instalação de faixas de tecido informativas para os motoristas e pedestres. Já neste domingo foi realizada a inversão do sentido de circulação na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre as avenidas Cel. Oscar Paschoal e Rei Pelé. Nesse trecho, ambas as pistas irão operar no sentido Av. Antônio Carlos / Orla da Lagoa, facilitando o acesso aos estacionamentos G1, G2 e G3. Foi implementada, também, a faixa reversível operacional no contrafluxo da Av. Antônio Abrahão Caram, entre a “agulha” do canteiro central próximo à rua Alexandre Barbosa até a avenida Rei Pelé para utilização da força de segurança e salvamento e também para melhorar a fluidez nas avenidas Pres. Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram.

Serão alterados os itinerários das linhas 504, 506, S53, 64, 67, seguindo o desvio do trânsito. Para o deslocamento em direção ao estádio, os taxistas podem usar as pistas exclusivas do MOVE. Os pontos de táxi no entorno do Mineirão ficam na avenida Cel Oscar Paschoal (pista Interna, canteiro central), em frente ao G2 Hall Principal, na avenida Antônio Abrahão Caram (pista externa), entre alameda das Palmeiras e avenida Cel Oscar Paschoal, e na avenida Rei Pelé (canteiro central da pista externa), entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e o estacionamento G1. Foi criado um ponto permitindo o embarque e desembarque para veículos de aplicativos e carona na avenida Antônio Abrahão Caram entre as alamedas dos Coqueiros e das Princesas.

Segurança

A segurança também vai ser reforçada na região. Todo o efetivo do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) será empregado, assim como o Batalhão de Choque atuará nas dependências do Mineirão. O efetivo do 34º Batalhão, responsável pela região do Mineirão, também foi reforçado.

“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informa que para os eventos que ocorrerão no dia 18 de maio, na região da Pampulha, Cristo é o Show e a partida de futebol entre Cruzeiro e Atlético, o efetivo será reforçado tanto pelas unidades de área, quanto pelo Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) e pelo Comando de Missões Especiais (CME). A PMMG contará com o reforço do policiamento das unidades na área dos eventos, nos arredores da região da Pampulha, além de intensificar o patrulhamento por toda a cidade, com foco especial nos grandes corredores, vias de acesso, locais de transmissão dos jogos e sedes de torcidas organizadas. O Bepe atuará no policiamento externo dos dois eventos e contará com o apoio de discentes da Academia de Polícia Militar. Para o jogo entre Cruzeiro e Atlético, o CME contará com as ações do Batalhão Choque, Batalhão ROTAM, Cavalaria e Canil, que atuarão na escolta das torcidas organizadas e delegações dos times e no policiamento interno e externo do estádio”, informou a PM por nota.