Cinco centros de saúde da rede pública de Belo Horizonte estarão abertos no próximo sábado (10 de maio). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a medida será adotada para oferecer atendimento exclusivo a pessoas com sintomas de doenças respiratórias. No dia 30 de abril, a capital mineira decretou situação de emergência em saúde pública, após registrar um aumento de 48,97% nos casos diagnosticados.

As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), São Paulo (Nordeste), Heliópolis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão das 7h às 19h. De acordo com a prefeitura, esses cinco centros de saúde concentram 65% dos atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios em 2025. Além da assistência médica, as unidades também disponibilizarão a vacina contra a gripe para o público a partir de 6 meses de idade. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h.

“Essa é mais uma ação que faz parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias de Belo Horizonte, que está sendo colocado em prática gradualmente, conforme a necessidade. Estamos implementando as estratégias de forma escalonada justamente para garantir o cuidado oportuno às pessoas que precisam de atendimento ágil. Seguimos monitorando diariamente todos os dados para, se necessário, viabilizar outras medidas”, destacou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

+ Veja também: Sete Lagoas decreta emergência por doenças respiratórias

A orientação é para que pessoas com sintomas leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, procurem atendimento nos centros de saúde. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam 24 horas, devem ser reservadas para casos mais graves e urgentes, conforme reforçou a Secretaria Municipal de Saúde.

“Para garantir a assistência à população, a Prefeitura já abriu 30 novos leitos pediátricos na cidade, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão municipal, e outros 10 no Hospital da Baleia. Outra importante ação foi o reforço no quadro de pediatras nas UPAs — as unidades que contavam com dois profissionais no plantão noturno agora possuem três especialistas”, informou a prefeitura em nota.