O prefeito Álvaro Damião assinou, nesta terça-feira (15), o projeto de lei que cria a Operação Urbana Simplificada (OUS). A medida é o primeiro passo para viabilizar a construção do primeiro campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Belo Horizonte. A unidade está prevista para a avenida Waldyr Soeiro Emrich, na região do Barreiro, com o objetivo de ampliar o acesso à educação pública e impulsionar o desenvolvimento da região.

Durante reunião com o reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira, o presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes, e vereadores da região, o prefeito apresentou a proposta. O projeto já iniciou sua tramitação na Casa Legislativa. O Instituto Federal é um sonho que agora chega ao Barreiro, em um espaço muito bem localizado. Teremos o maior Instituto Federal do estado e que será modelo para ser replicado no Brasil inteiro, afirmou Álvaro Damião. O vereador Juliano Lopes assegurou agilidade na tramitação do projeto e prevê que esteja aprovado em um prazo de 30 dias.

Leia mais: Agiota é preso suspeito de subornar policiais com armas e R$ 12 mil em BH

A construção do campus será de responsabilidade do IFMG, que arcará com todas as despesas da obra e obterá as autorizações legais necessárias. A instituição também será responsável pela manutenção, conservação e preservação do imóvel. A cessão definitiva do terreno está condicionada ao uso educacional da área.

O projeto da Operação Urbana Simplificada (OUS-IFMG) prevê ainda contrapartidas. Entre elas, destaca-se o compromisso do governo federal com a preservação da área verde onde o campus será implantado, na avenida Waldyr Soeiro Emrich, entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia.

A proposta busca reativar uma área pública atualmente subutilizada, promovendo melhorias na ambiência urbana, segurança e convivência no entorno. O campus também reforçará o papel do Barreiro como polo de desenvolvimento tecnológico e de serviços, alinhado à política de interiorização do ensino técnico, profissional e superior.

Sobre o IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública que integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. A instituição oferece, principalmente, cursos técnicos e de nível superior gratuitos.

A proposta da Operação Urbana Simplificada (OUS) permite a execução de empreendimentos institucionais. Isso atende às demandas da política nacional de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, impulsionada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Vagas e cursos

O campus Belo Horizonte será o 18º da instituição em Minas Gerais. A expectativa é que, em sua capacidade total, ele ofereça mais de 1,5 mil vagas. O eixo principal do campus Belo Horizonte será Meio Ambiente e Saúde. Essa escolha reflete a expressiva demanda por formação técnica qualificada nessa área, especialmente na modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio.

Na capital serão ofertados cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Dietética, Radiologia e Cuidado de Idosos, entre outros. O ingresso nos cursos técnicos ou superiores poderá ser realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, a instituição oferece processos seletivos próprios, como o Vestibular e o Exame de Seleção, realizados duas vezes por ano.

O campus Belo Horizonte também implementará o Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG. Ele contemplará práticas esportivas, atividades culturais, físicas e de lazer voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade interna e externa. O campus buscará desenvolver programas de extensão nas áreas de saúde e meio ambiente, com o objetivo de integrar teoria e prática, aproximando o conhecimento acadêmico das necessidades concretas da população e do território.