Prometida há mais de dez anos para a população, a ponte da avenida Haydée Abras Homssi sobre o córrego Jatobá, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, foi inaugurada nesta quinta-feira (5 de junho). A construção da estrutura foi escolhida pelos moradores por meio do Orçamento Participativo Digital de 2011 e possibilita a ligação entre os bairros Jatobá IV, Santa Cecília e Vale do Jatobá. A nova ponte reduz significativamente o tempo de caminhada até a avenida Senador Levindo Coelho: antes, os moradores percorriam cerca de 1 km; agora, apenas 230 metros.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), destacou que outras obras votadas no Orçamento Participativo ainda aguardam execução. "Treze anos que essa ponte foi prometida para as pessoas. São muitas outras obras do OP que ainda estão engavetadas e que, aos poucos, vamos tirar do papel. Fuad Noman já vinha fazendo isso, e vamos dar continuidade", afirmou o chefe do Executivo municipal.

Damião ressaltou que, além das intervenções previstas no Orçamento Participativo, a prefeitura também realizará obras que, embora possam parecer simples, têm grande importância para os moradores. "Neste ano, vamos contemplar não apenas os projetos vencedores do OP, mas também buscar atender outras demandas da população. Para nós, todas as obras são importantes. Não vamos desestimular a participação no Orçamento Participativo, pois ele é histórico e fortalece o engajamento da comunidade", completou.

Alex de Jesus / O TEMPO

O evento de inauguração contou com a presença de lideranças regionais, moradores e vereadores. Entre os parlamentares presentes, estava Wanderlei Porto (PRD), que destacou a importância da obra e comentou sobre os investimentos na região.

"O projeto dessa ponte foi autorizado ainda na gestão do então prefeito Márcio Lacerda, e há um ano o prefeito Fuad determinou sua execução. É uma obra de mobilidade e integração, fundamental para esta região, que cresceu muito na parte mais ao sul do Barreiro. Vamos instalar também um gramado sintético no campo de várzea próximo, além de estarmos reformando os centros de saúde e recapando ruas e avenidas. Esta é uma região que está sendo bem assistida pelo poder público", afirmou.

População aponta melhorias

Morador do Vale do Jatobá há mais de 20 anos, Alecsandro Assis, de 50 anos, relembrou como era o local antes da construção da ponte e destacou que a estrutura já vem trazendo benefícios, inclusive para o comércio local.

“Nós, moradores, sempre reivindicamos essa obra. Ela vai beneficiar os bairros porque liga à avenida Senador Levindo Coelho. Meu comércio, que fica aqui ao lado, já teve um aumento considerável no movimento. Notei uma alta de cerca de 50%. Antes, isso aqui era um bota-fora, com muita sujeira. Finalmente ficou pronto”, relatou o comerciante.

Vitor Fórneas / O TEMPO

Para Cláudia Dias, a principal melhoria proporcionada pela ponte foi a facilidade de deslocamento com a filha Maria Eduarda, de 14 anos, que é cadeirante. Ela também destacou o aumento nas possibilidades de linhas de ônibus para os moradores da região.

Vitor Fórneas / O TEMPO

“As pessoas, além de jogarem lixo e entulho, colocavam fogo. Minha filha sofria muito por ser alérgica. A ponte já resolveu cerca de 80% do problema. É uma pena que alguns ainda insistam em jogar lixo às margens do córrego. A mobilidade melhorou bastante também. Para andar com minha filha, que é cadeirante, ficou muito mais fácil — antes, as ruas eram de pedra. O acesso à Senador Levindo também facilita, pois agora temos mais opções de ônibus”, afirmou.