Motoristas e pedestres que circulam pela avenida João César de Oliveira, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, devem ficar atentos às mudanças no trânsito a partir desta quarta-feira (13/09). Desde às 6h da manhã, as obras de elevação do nível da pista para garantir a acessibilidade nas estações do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) alteram a circulação no trecho entre as ruas Haeckel Ben-Hur Salvador e Alexandre Diniz Mascarenhas. As obras nesta parte da avenida, no sentido Sede/Eldorado, devem durar 40 dias, aproximadamente.

Agentes da Transcon, empresa que administra o trânsito em Contagem, ajudam motoristas neste primeiro dia de alterações. Faixas informativas também foram espalhadas pela cidade com as opções de desvio.

“Já sabia dessa obra, mas o trânsito piorou demais, com diferença de quase uma hora do meu habitual”, reclamou o autônomo Alefi de Souza, de 29 anos, que passa diariamente pelo local. Quem também reclamou da situação foi o promotor de vendas Lucas Daniel Mendonça de Oliveira, de 25 anos. Ele não sabia das alterações e ficou confuso com os desvios. “Deu uma piorada no trajeto, mas eu não estava sabendo de nada”, afirmou.

Após essa etapa, as obras de nivelamento de pista acontecerão no sentido oposto a via. Na sequência, o mesmo acontecerá nas estações Cinco e Fórum.

“Estamos há 10 anos implantando a infraestrutura necessária ao funcionamento do SIM de Contagem. A previsão é concluirmos toda a obra em até fevereiro do ano que vem, e o sistema começar a funcionar em julho. Temos dez estações prontas, porém, em três estações a inclinação da avenida é diferente da inclinação da plataforma. A plataforma tem que estar reta, plana, para garantir a acessibilidade”, disse o secretário municipal de obras de Contagem, Rômulo Perilli.


Impactos para pedestres

O ponto de ônibus que fica na avenida João César de Oliveira, entre as ruas Haeckel Ben-Hur Salvador e Alexandre Diniz Mascarenhas, foi temporariamente desativado e realocado em outro local. A alteração não agradou a cuidadora de idosos Maria da Piedade, de 68 anos.

“Tive que descer lá embaixo e vir caminhando até aqui (no Hospital Municipal de Contagem). Tô atrasada”, afirmou.


Fique atento


Segundo o levantamento da Transcon, cerca de 59 mil pessoas passam pela avenida João César de Oliveira e o trânsito fica mais intenso, principalmente nos horários de pico. Por isso, a diretora de operações da Transcon, Marielle Santos, pede que as pessoas evitem a região e busquem rotas alternativas para garantir maior fluidez ao trânsito.

“Quem necessitar passar por aqui, a orientação é que sigam a sinalização e respeite as leis de trânsito. Vale lembrar que o acesso ao Hospital pelos serviços de emergência e urgência será mantido pela João César de Oliveira, mas somente esses veículos que estão permitidos trafegarem aqui pelo local”, ressaltou.

Transito na Avenida João César de Oliveira foi desviado para a Haeckel Ben-Hur Salvador até a Praça dos Cinco e à esquerda, na rua Alexandre Diniz Mascarenhas, onde os veículos conseguem retornar para a Avenida João César de Oliveira. 

Aqueles que têm intenção de ir para o Novo Eldorado devem seguir pela rua Haeckel Ben-Hur Salvador, Praça dos Cinco, avenida Londres, na segunda à esquerda, que é a rua Upiara, onde há um cruzamento semaforizado. Nesse cruzamento é possível atravessar a via e seguir para o Novo Eldorado pela rua das Indústrias. 

Demais informações podem ser consultadas em: sim.contagem.mg.gov.br.