Uma manifestação promovida por grupos de esquerda afeta o trânsito na região da Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, entre o fim da tarde e o início da noite desta quinta-feira (10/7).

O ato conta com um trio elétrico, que parte do principal cartão-postal da capital mineira em direção à Praça da Estação, descendo pela avenida Amazonas. A BHTrans e a Polícia Militar acompanham o trajeto para garantir a segurança e orientar o tráfego.

Devido ao deslocamento do trio, a avenida Afonso Pena precisou ser temporariamente interditada no cruzamento com a Amazonas, no sentido Mangabeiras, para permitir a manobra do veículo e o prosseguimento da manifestação.

Apesar do protesto ocorrer em horário de pico, o trânsito flui sem retenções significativas na Afonso Pena e nas vias do entorno da Praça Sete. 

Segundo o aplicativo Waze, que monitora o tráfego em tempo real com base em dados de motoristas, a velocidade média dos carros na área do protesto está abaixo de 10 km/h.

Manifestação 

A manifestação organizada por grupos de esquerda teve como foco protestos contra o governador Romeu Zema (Novo), críticas ao Congresso Nacional e a defesa da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os manifestantes também reivindicaram o fim da escala de trabalho 6 x 1, a taxação dos bilionários, a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e se posicionaram contra possíveis privatizações da Copasa e da Cemig. Durante o ato, houve críticas ao presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou taxação sobre produtos brasileiros.