O rompimento da adutora no Centro de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste sábado (12/7), causou o desabastecimento de água em 52 dos 127 bairros da cidade. O incidente provocou a inundação da Câmara Municipal da cidade e causou diversos estragos.

Segundo a Prefeitura de Nova Lima, o rompimento acidental foi provocado por uma retroescavadeira que realizava uma manutenção na rede pluvial da rua Padre João de Deus, no Centro. A intervenção, de acordo com a prefeitura, foi necessária devido a um entupimento identificado no sistema de drenagem e não tem relação com as obras de requalificação em andamento na Praça Bernardino de Lima. 

A Copasa foi acionada e segundo a prefeitura, a companhia já está tomando todas as providências necessárias para solucionar o problema, com o apoio da equipe de obras da Prefeitura, que também está presente no local. A previsão é que pela manhã do domingo (13/7), os bairros das regiões mais baixas da cidade tenham o fornecimento de água restabelecido. Os demais bairros, ao longo do dia.

Em comunicado à população, O presidente da Câmara, vereador Thiago Almeida (PSD), informou que a força da água abalou as estruturas do prédio. Por isso, as atividades presenciais foram suspensas para avaliação e reparo dos danos.

Mesmo com o recesso parlamentar, as atividades da Câmara seguirão em modo remoto.

O o prefeito João Miguel (Cidadania) disse que a equipe de obras atua no local. "A partir de segunda-feira, vamos começar a atuar para recuperar o prédio. Acabou de acontecer e estamos entendendo as causas. Nossa equipe está pronta para superar esse novo desafio para a cidade de Nova Lima", afirmou em entrevista exclusiva para O Tempo, neste sábado (12/7).