Uma perereca de pelúcia que fazia parte da decoração do Arraial do Brejo, festa junina do bairro Novo Retiro, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está desaparecida desde a madrugada de domingo (20/7). A pelúcia, usada como mascote do evento, pertenceu a uma moradora do bairro que faleceu há seis anos e tem grande valor afetivo para a família dela.

Adriana Bento, de 47 anos, uma das oito filhas da mulher que era dona da perereca, faz um apelo para o boneco ser devolvido. “A gente tem muita estima por ela. Ela ficou como símbolo, mascote do nosso arraial. Todo ano está sempre presente conosco”, contou.

A terceira edição do Arraial do Brejo foi realizada no sábado (19/7), com shows, comidas típicas e brincadeiras. Segundo Adriana, a perereca foi pendurada no palco como parte da decoração, ao lado das caixas de som, mas sumiu após o encerramento da festa.

“Tem vídeo do show em que ela ainda está lá, pendurada. Mas, no fim do festival, após a apresentação e as luzes do palco apagadas, alguém pode ter se aproveitado do movimento e levado. Estamos fazendo esse apelo para que ela retorne para nós, porque é um bicho de estimação da minha mãe”, lamenta Adriana.

A família pede que, caso alguém tenha visto ou esteja com a pelúcia, entre em contato para devolvê-la. O Arraial do Brejo é realizado há três anos no bairro e, para os moradores, o mascote faz parte da identidade da festa.