As férias escolares são um momento de descanso dos estudos mas de muita diversão para a criançada. Apesar da rotina longe da escola, esse período pode também ser uma ótima oportunidade para aprender brincando. E pensando nisso, o Zoológico de Belo Horizonte não perdeu tempo e chamou a criançada para uma aula muito legal. "O bate-papo com a Onça" é uma oportunidade para os visitantes aprenderem mais sobre esse felino, símbolo da fauna brasileira.

Nascida em 3 de junho de 2024, a oncinha de nome Maya é a mais nova atração do Zoo. Todo mundo quer vê-la. Antes de ser liberada para receber os visitantes, Maya passou por uma período de adaptação na nova casa.

A bióloga Gislaine Xavier, responsável pelo felino, disse que ela ficou 30 dias "acompanhada diariamente pelas equipes de veterinários e biólogos do Zoo".

"O animal realizou exames clínicos de rotina, com monitoramento da saúde, além de avaliações comportamentais. Ela se mostrou uma oncinha bem tranquila e respondia interativa a todas as brincadeiras e estímulos", explicou.

Os animais que chegam ao Zoológico são destinados pelos órgãos oficias de governo como Ibama, ICMBIO ou IEF; e fazem parte de programas nacionais ou internacionais de conservação. Nesse caso, a Maya foi disponibilizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

A ação deste sábado (26/7) e de domingo (27/7) consiste em uma conversa interativa nos arredores do recinto do animal, onde os visitantes entenderão os hábitos, comportamentos e as principais ameaças enfrentadas pela espécie na natureza, além de compreenderem por que ela veio viver no Zoo de BH.

O bate-papo é orientado pela bióloga responsável por cuidar da Maya, mas tem também com a ajuda de estagiários do Zoológico. Na aula ao ar livre, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre os a espécie, fazer brincadeiras e escrever no quadro a característica que mais chamou a atenção.

O estudante Miguel Armandis de 12 anos veio com a turma de amigos para conhecer a onça Maya. Ele ficou impressionado com a beleza, "uma coisa surpreendente de ver de tão perto assim". Maria Júlia Costa de 5 anos disse que "a Maya é muito comportada dentro da gaiola, mas não pode chegar perto que ela morde", mas o que Maria Júlia mais gostou é que "a onça pula igual eu", concluiu sorrindo e pulando. 

Lúcio Costa outro colega da turminha, disse que sempre vai ao Zoológico e assim como o amigo Miguel ficou admirado com a beleza do felino. "Ela é linda, as pintas, várias cores". O Bernard Medeiros também de 12 anos, destacou a importância da conservação da espécie, "aqui nesse espaço, ela está muito bem cuidada e protegida da extinção".

O estudante Samuel de Souza de 11 anos à primeira vista ficou com medo, mas depois que ele viu, se encantou com a oncinha Maya. "Eu achei que ela ia ficar me encarando, mas ela está boazinha."

O "bate-papo com os animais" é um projeto constante do Zoológico que a cada edição escolhe uma espécie diferente para apresentar aos visitantes. A escolhida de julho foi a onça Maya. "Os bate-papos sobre animais acontecem sempre em programações como as férias de janeiro e  julho, semana da criança, em datas do calendário ambiental, quando nascem ou chega animais novos no Zoo.", concluiu Gislaine. 

Os bate-papos vão até dia 1º de agosto e ainda segundo a bióloga Gislaine outros animais vão entrar na brincadeira. "Vamos falar sobre dois animais por turno com programação de enriquecimento ambiental para cada um deles e no dia eles vão receber uma alimentação diferenciada".

Serviço: "Bate-papo com a onça": Domingo, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30

Local: Zoológico, Jardim Botânico, Aquário e Borboletário:

Portaria I - Pampulha - Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000. 

Portaria II - Serrano - Av. Antônio Francisco Lisboa, 2.600. Linhas 5035 (todos os dias), 2810 (Metropolitana - todos os dias), 2820 (Metropolitana - dias úteis).

Portaria Aquário - Av. Antônio Francisco Lisboa, 450. Aberta apenas nos dias de visita noturna a este espaço. Durante o dia, utilize as portarias 1 e 2.

Informações: 3277-8489 e 3277-7259 (temporariamente indisponíveis) e admzoo@pbh.gov.br