Os frequentadores da Savassi na Região Centro-Sul de Belo Horizonte ganharam um presente inesperado na amanhã deste sábado (26/07), uma apresentação de música clássica. Os trechos da peça apresentada foram da famosa Ópera Cavalleria Rusticana, obra-prima composta pelo italiano Pietro Mascagni em 1890.
O tenor Matheus Pompeu, a mezzo-soprana Sylvya Klein e o norte-americano Stephen Bronk, baixo-barítono, se posicionaram no meio do quarteirão fechado da Rua Antônio de Albuquerque, próximo a bares e restaurantes, e emocionaram o público presente. A advogada Nathália Dutra que estava em uma mesa de bar rodeada de amigos, parou de conversar para contemplar a apresentação. "Muito legal as roupas, o talento indescritível dos cantores. Acho muito interessante a cultural musica na rua de forma acessível, principalmente para quem não conhece a música clássica. Lindo!", exclamou.
Sylvia Klein é cantora a cerca de 30 anos e já participou de várias apresentações de adaptações de Óperas famosas como o Barbeiro de Sevilha e La Serva Padrona com direção de Carla Camurati. A meso-soprana acha a idéia do Flash Mob genial e gostaria que mais apresentações como essa se tornassem comuns pelas ruas do Brasil. "Precisamos elevar o nível musical além de recuperar o título popular da música clássica que foi perdido com o tempo.", afirmou a cantora.
O tenor brasileiro Matheus Pompeo, solista convidado, fará o papel de Turiddu, protagonista da ópera. Ele concorda com a colega de palco. Para o tenor "muitas dessas melodias estão no imaginário popular e é preciso resgatar essa cultura tão bonita. A música clássica é para todos e não apenas de uma elite", concluiu. O outro solista, Stephen Bronk que é casado com Sylvya, disse à nossa reportagem que na Europa onde ele morou por muitos anos e nos Estados Unidos, a música clássica é mais difundida. "Principalmente na Europa, berço da música clássica, onde passei grande parte da minha vida ao lado de minha esposa, as pessoas estão habituadas a ouvir um violinista na esquina de uma rua, um cantor na outra, um pianista em espaços públicos como metrô ou aeroporto.", concluiu.
Durante a apresentação que durou cerca de 40 minutos, as pessoas que estavam nos bares e restaurantes paravam o que estavam fazendo para observar com admiração. Quem passava pela rua também parava para ver e ouvir alguns trechos famosos da Cavallaria Rusticana. Vinícius Matrick é engenheiro metalúrgico e ficou admirado com tudo que ouviu, "achei totalmente único, na rua. Tenho 27 anos e nunca havia visto uma apresentação assim, desse nível e com essa qualidade", e finalizou dizendo que "as pessoas tem que valorizar o trabalho desses artistas, pois esse tipo de música exige um trabalho imenso, tanto dos cantores quanto dos instrumentistas".
A Ópera
A ópera “Cavalleria Rusticana” é uma produção da Fundação Clóvis Salgado. Além dos solistas que participaram do Flash Mob, outros integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais, também estão escalados para a peça. Ao piano, acompanhando os cantores, estará o maestro André Brant, regente assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
A trama se desenvolve ao longo de um Domingo de Páscoa, em um vilarejo italiano no fim do século XIX. Paixão, traição e vingança marcam essa história que retorna ao Grande Teatro Cemig Palácio das Artes em quatro récitas entre os dias 6 e 10 de agosto. Os ingressos para as apresentações já estão à venda, na bilheteria do Palácio das Artes e na plataforma Eventim.
O que é Flash Mob
Um flash mob, ou flashmob, é uma ação organizada onde um grupo de pessoas se reúne repentinamente em um local público, realiza uma atividade por um curto período de tempo e depois se dispersa rapidamente. Essa ação (dança, teatro, música, coreografia etc) geralmente é planejada com antecedência por meio de redes sociais ou outras formas de comunicação e apresentada de forma objetiva de forma que chame a atenção do público.
Os frequentadores da Savassi, em Belo Horizonte, ganharam um presente na amanhã deste sábado (26), uma apresentação de música clássica. Os trechos da peça apresentada foram da Ópera Cavalleria Rusticana, composta pelo italiano Pietro Mascagni em 1890.
— O Tempo (@otempo) July 26, 2025
🎥 Alex de Jesus/O Tempo pic.twitter.com/EfCH6T8WrM