O metrô de Belo Horizonte terá a operação alterada entre os dias 7 e 13 de julho na próxima semana. O intervalo entre as viagens será de 23 minutos, de segunda a sexta-feira, no período entre 20h e 23h, e de 24 minutos no sábado e no domingo. Não haverá baldeação durante a realização das atividades.
Segundo a Metrô BH, concessionária responsável pela operação do sistema de transporte público na capital mineira e em Contagem, as mudanças são necessárias para a continuidade das obras na Linha 1. O cronograma inclui a substituição de trilhos, aparelhos de mudança de via (AMVs) e lastros (camada de pedra britada), além da troca de dormentes de concreto e madeira, com suas fixações, entre outros componentes.
+ Leia também: Governo de Minas libera R$ 5,5 mi contra enchentes; veja as cidades beneficiadas
Entre segunda e sexta-feira (7 a 11 de julho), após as 20h, os trens irão trafegar por apenas um lado da via nas estações Minas Shopping, São Gabriel e Primeiro de Maio. No sábado e no domingo (12 e 13 de julho), o mesmo procedimento será adotado nas estações Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho. A concessionária orienta que os clientes verifiquem a direção da composição antes de embarcar.
Funcionamento do metrô
As bilheteiras e as estações do metrô funcionam diariamente, das 5h15 às 23h. Nos dias úteis, o intervalo entre os trens é de 7,5 minutos nos horários de pico (das 6h às 8h30 pela manhã e das 16h30 às 19h à tarde) e de 15 minutos nos demais períodos. Aos sábados, o intervalo é de 7,5 minutos das 6h às 8h30 e de 15 minutos após esse horário. Já aos domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos durante todo o dia.